Despoluir

O Programa Ambiental no Transporte – Despoluir é um projeto da Confederação Nacional de Transporte (CNT), aderido pela Fetrancesc, cujo objetivo é tornar o transportador brasileiro e catarinense responsável pela preservação ambiental.

O Despoluir busca motivar a adesão à uma gestão ambiental voltada para o desenvolvimento sustentável; promover a qualidade do ar e o uso de energias limpas; desenvolver cursos voltados à educação ambiental, abrangendo empresas, autônomos, taxistas e sociedade em geral; e disseminar o conhecimento ambiental no setor de transportes.

Em Santa Catarina, o projeto é orientado pelo coordenador, Rodrigo Oda, e colocado em prática por quatro técnicos divididos pelo Estado: Sérgio Machado (de Itajaí até o Extremo Sul e a região do Planalto); Fábio Costa (entre Blumenau e o Extremo Norte); Marcelo Camillo (nas regiões próximas à Concórdia, Videira, Xanxerê, Caçador e Três Barras); e Rafael Walter (na região Oeste).

A atividade dos técnicos consiste em aferir as fumaças emitidas pelos veículos do transporte de cargas e aprova-los ou não, conforme critérios de preservação ambiental. Eles conduzem unidades móveis equipadas com opacímetro e computador. A aferição verifica o índice de poluentes que o veículo emite ao meio ambiente, que, ao ser aprovado, recebe o certificado do Despoluir com validade de seis meses (180 dias), indicando que está de acordo com as normas ambientais. Já se for reprovado, o proprietário é orientado a providenciar a manutenção, além de submetê-lo a nova avaliação.

Image title