Joinville: Projeto Mais Vida previne uso de drogas no TRC

  1. Início
  2. Notícias
  3. Joinville: Projeto Mais Vida previne uso de drogas no TRC

Joinville: Projeto Mais Vida previne uso de drogas no TRC

Representando desafios do trabalho, objetivo é nunca deixar o balão cair. (Fotos: Setracajo/Divulgação)

Com objetivo de diminuir o consumo de substâncias psicoativas, mais uma etapa do Projeto “Mais Vida”, Drogas e Violência foi promovida no dia 11 de janeiro. Com foco na prevenção, é realizado na sede do Setracajo, para colaboradores de empresas associadas.

A dinâmica foi desenvolvida com balões, provocando os participantes a refletirem sobre os desafios da profissão e da função. “De um modo descontraído, a proposta é que nunca deixem o balão cair, assim como podem vencer os problemas”, explica a psicóloga técnica Édina Acordi, da empresa RHVernazza, responsável pela aplicação do Mais Vida.

O projeto consiste em palestras educativas e temáticas semanais, tendo sido iniciado em outubro de 2017, com previsão para termino em outubro deste ano. Nasceu por conta da Portaria Interministerial Nº 10, de 10 de julho de 2003, que exige das empresas um esforço conjunto para minimizar significativamente o consumo de substâncias psicoativas junto à população brasileira, em todos os seus segmentos, inclusive os relacionados ao trabalho.

“Já sabemos que os malefícios do uso de drogas são inúmeros, e que afetam a vida do indivíduo em todas as esferas. Entretanto, cabe destacar que as pesquisas são categóricas, é extremamente pequeno o número de pessoas que conseguem sair do “mundo das drogas”. Alguns autores citam apenas 3%. Por estes e outros motivos a prevenção é o melhor caminho”, relata Édina.

Como funciona – Os temas abordam a saúde do profissional moderno, as drogas e os seus malefícios, como a violência, entre outros. Envolve interação com os participantes e, em casos de necessidade, encaminhamentos à rede de apoio da saúde.

Para a psicóloga Édina, responsável pelo desenvolvimento das palestras, uma das únicas maneiras de reverter o uso abusivo de drogas é agindo para educar.

“Dou importante destaque e parabenizo as empresas participantes do projeto e a diretoria da Setracajo, pois todos estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do Mais vida e fazem questão de acompanhar a evolução dos temas educativos”, declara.

Para fundamentar suas afirmações, cita o prestigiado pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Como participar

Os interessados podem entrar em contato com o secretário executivo do Setracajo, Luiz Lopes. Até o momento, mais de 100 pessoas já participaram do Mais Vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Setracajo

Compartilhe este post