Operações de subcontratação e intercâmbio de tração são regularizadas

  1. Início
  2. Notícias
  3. Operações de subcontratação e intercâmbio de tração são regularizadas

Operações de subcontratação e intercâmbio de tração são regularizadas

Buenos Aires, 3.10.05 – As operações de subcontratação e intercâmbio de tração foram regulamentadas durante a reunião bilateral Brasil/Argentina dos Organismos de Aplicação do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre – ATIT. O encontro ocorreu em Buenos Aires, nos dia 29 e 30 de setembro. A assessora de transporte internacional da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, Sonia Rotondo, que participou da reunião, conta que esse tipo de operação já era realizada, mas ?não havia dispositivo legal que desse fundamento?. A regularização era uma reivindicação tanto da NTC&Logística, quanto da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI.
A assessora, que também é membro da Comissão Permanente de Transporte Internacional, da NTC&Logística – Comtrin, explica como ficaram essas operações. No caso da subcontratação, a empresa argentina ou brasileira poderá subcontratar outra empresa em seu território para realizar um serviço em seu nome, desde que ela seja habilitada e tenha veículo habilitado; o que configura um cruzamento de bandeira, por exemplo, veículo brasileiro e empresa argentina. A empresa subcontratada precisará portar seguro de responsabilidade civil contra terceiros, cujo valor não pode ser inferior a 20 mil dólares, como está previsto no ATIT.
Também foi acertado que filiais de empresas argentinas, constituídas legalmente no Brasil, ou seja, com registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, poderá contratar uma empresa nacional para levar a carga até a fronteira. O mesmo vale para filiais brasileiras na Argentina. Neste caso, aplica-se a exigência de contratar seguros contra terceiros não transportados, prevista no ATIT.
Quanto ao intercâmbio de tração, situação onde há a troca do cavalo-trator, foi decidido que a operação será realizada da mesma forma que na subcontratação, com seguro e somente entre empresas e veículos habilitados.
Fonte: NTC Notícias.

Compartilhe este post