Sitran participa do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual infanto-juvenil

  1. Início
  2. Notícias
  3. Sitran participa do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual infanto-juvenil

Sitran participa do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual infanto-juvenil

Chapecó, 18.5.06 ? Vai ser realizado nesta quinta-feira, 18 de maio, o ato público contra a violência e abuso sexual Infanto-Juvenil em Chapecó. O evento marca ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem o apoio de trinta e uma instituições e objetiva chamar a atenção e conscientizar a sociedade para o problema, entre elas o Sitran (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó.
A programação inicia às 8 horas com carreata educativa a partir do Corpo de Bombeiros até a praça Coronel Bertaso para a abertura oficial às 9 horas. Depois, dezenas de atividades artístico-culturais, de orientação e lazer serão promovidas. O ato que encerra no final da tarde também vai expor os trabalho da rede de atenção e proteção à infância e juventude, com orientação e informações aos visitantes.
O movimento desta quinta é uma ampla e conjunta ação para destacar a temática da violência sexual. A meta é avançar na formação de uma nova cultura e consciência da sociedade ?para garantir à criança o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade segura e protegida?, explica a coordenadora do Fórum Municipal pelo fim da violência e exploração sexual Infanto-Juvenil Ana Soraia Haddad Biasi.
A mobilização se caracteriza em fator preponderante para conscientizar a sociedade e obter adesão ao enfrentamento da violência sexual. É o momento para articular e integrar as autoridades, instituir acordos, assumir compromissos e pactos com capacidade de barrar ?as atrocidades que ocorrem com milhares de crianças e adolescentes, vitimas do abuso sexual intrafamiliar e da exploração sexual comercial?, justifica a coordenadora.
Os organizadores mostram que o êxito depende do engajamento e do esforço conjunto e constante da sociedade civil, do setor comercial, de governos e demais poderes constituídos. Todos devem estar unidos no compromisso de enfrentar a violência e as injustiças ?para formar uma sociedade democrática e solidária?.
Programação – Após a carreara e abertura oficial, crianças e adolescentes alunos de várias escolas e instituições do gênero farão exibições durante a manhã e à tarde sempre na praça. A partir das 13 horas e 30 minutos será reeditada a campanha preventiva contra carona abusiva, tendo como pontos o trevo da BR 282 e saídas para São Carlos, Rio Grande do Sul e Seara. O ato encerra às 17 horas com show de Léo e Cristiane.
A promoção do Fórum municipal tem a parceria do Ministério Público de Santa Catarina, Prefeitura de Chapecó, Unochapecó, Secretaria do Desenvolvimento Regional Chapecó, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fasc, Fórum Regional pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, Unimed, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
Também estão engajados Poder Judiciário, Sesc, Hemosc, Corpo e Bombeiros, Gapa, Sincavir, OAB, Imprensa, Grupo de Escoteiros, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sintroeste, Sitran, Sintroc, Amosc, Fundação Cultural de Chapecó, Fundação Municipal de Esportes-Fesport, Conselho Municipal de Assistência Social, Gerência Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e Conselho Regional de Psicologia. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional Chapecó

Programação oficial:

8h – Carreata Educativa.

ü Saindo do Corpo de Bombeiros até a Praça Cel. Bertaso.

9:00 – Abertura – Protocolo Oficial:

ü Participação da Banda do 2º BPM de Chapecó.

ü Recital poético ?Lua Nova Demais? com Jassanan Detofol.

ü Pronunciamentos e

10:00 ? Início das atividades artístico-culturais e de lazer, tendo como protagonistas crianças e adolescentes do município de Chapecó.
ü Projeto ?Literatura Viva?: difusão da Literatura e incentivo à leitura, com as contadoras de histórias da Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella.
ü Rua de Lazer: brinquedos de lazer e recreação para as crianças, pelo SESC ? Serviço Social do Comércio e Fundação Municipal de Esportes.
10h30 – Apresentação das alunas de Dança do programa sócio-educativo da FASC ? Fundação de Ação Social de Chapecó, PSE da Vila Real, com a coreografia ?Vida?.
10h45 – Apresentação dos alunos do Conservatório de Música da Banda de Música do 2º BPM de Chapecó.
11h – Apresentações artístico-culturais da Escola Básica Clélia Bodanese, com a dança ?Poeira? de Ivete Sangalo e o Teatro ?Caso de Espelho?.

12h – Intervalo

13h30 – 6ª EDIÇÃO DA CAMPANHA PREVENTIVA CONTRA ?CARONA ABUSIVA?. Tendo como principais referencias os Limites entre:

ü Chapecó e o Estado do Rio Grande do Sul;

ü Chapecó e o Município de Seara;

ü O trevo principal de acesso a Chapecó com a Br 282,

ü Chapecó e a saída para o Município de Guatambu.
14h – Performance do Projeto ?Poesia ao Pé do Ouvido?, da Fundação Cultural Chapecó com a Cia. da Gaia.
14h – Apresentação dos alunos de Violão (Grupo I), do programa sócio-educativo da FASC ? Fundação de Ação Social de Chapecó, PSE Santo Antônio, com as músicas: ?Tocando em Frente?, de Almir Satter; e ?Pais e Filhos?, de Renato Russo.
14h15- Apresentação dos alunos de Violão (Grupo II), do programa sócio-educativo da FASC ? Fundação de Ação Social de Chapecó, PSE Santo Antônio, com as músicas ?Atirei um Pau no Gato?, ?Fui Morar Numa Casinha? e ?Esperando na Janela?.
14h30 – Apresentação das alunas de Dança do programa sócio-educativo da FASC ? Fundação de Ação Social de Chapecó, PSE do Passo dos Fortes, com a coreografia ?I Belive?,
15h – Apresentação cultural dos alunos do Conservatório de Música da Banda de Música do 2º BPM de Chapecó.
15h15 РApresenta̤̣o dos alunos da APAE com o n̼mero ? O Amor de Romeu e Julieta?
15h30 – Apresentação do Coral Infantil da UNOCHAPECÓ ?Cantando Com Alegria?
16h РApresenta̤̣o da Banda estudantil do Col̩gio Marechal Bormam
17horas РEncerramento do Ato P̼blico com
Show de Leo e Cristiane.
Fonte: Imprensa Sitran

Compartilhe este post