Despoluir completa um ano

Brasília, 18.7.08 – O Despoluir Programa Ambiental do Transporte da CNT em parceria com Federações e Sindicatos completa um ano hoje. O lançamento do Projeto ocorreu no dia 18 de julho, em Brasília e em datas posteriores nos Estados. A Federação das Emptesas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) fez a apresentação, com a presença de autoridades e empresários do transporte, no dia 19 de outubro. A Fetrancesc recebeu três unidades móveis que fazem a aferição de caminhões com cobertura em todo o Estado. A análise da fumdação resultante da queima de combustível indica de o veículo polui. Nos caso que está fora dos padrões, precisa fazer ajustes. Esta é uma das ações do Despoluir.
O objetivo do Programa é criar no transporte a consciência do ecologicamente correto e da responsabilidade para com o meio ambiente. E assim contribuir a redução da emissão de CO2, um dos principais causadores do aquecimento global. O Despoluir quer, através das ações educativas inserir o empresários, caminhoneiros, autônomos, taxistas, trabalhadores do setor, parceiros comerciais e usuários de transporte no processo de preservação ambiental, redução do uso de recursos naturais, ccomo multiplicador da educação ambiental e na construção de um desenvolvimento sustentável.
A principal frente de atuação será no campo educativo, com a criação de atividades que auxiliem a formação de profissionais ambientalmente conscientes e que contribuam para o combate ao aquecimento do planeta.
A CNT distribui entre as federações 54 veículos com opacímetros (equipamento que analisa a fumaça emitida por motores) para a inspeção. essas unidades móveis vão atender empresas de transporte aferindo a emissão de poluentes com o objetivo de reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, conforme as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O programa quer ainda estimular empreendedores do setor a obedecer as normas ambientais relativas às emissões de poluentes veiculares e promover o uso de energia limpa pelas empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas.
O estímulo do Sistema CNT à gestão ambiental reforça ainda mais o papel dos empresários, autônomos e dos trabalhadores do setor de transporte em compatibilizar desenvolvimento socioeconômico e conservação do meio ambiente. Com o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, o setor de transporte brasileiro assume sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado. Fonte: Imprensa Fetrancesc/CNT

Compartilhe este post