Despoluir estará nas transportadoras de Tijucas a partir de segunda-feira

  1. Início
  2. Notícias
  3. Despoluir estará nas transportadoras de Tijucas a partir de segunda-feira

Despoluir estará nas transportadoras de Tijucas a partir de segunda-feira

Florianópolis, 23.2.08 – O técnico do Despoluir, Cristiano Santos estará com a unidade móvel em Tijucas, para aferição dos veículos daquela região. O serviço começará na segunda-feira pela manhã e deve encerrar somente na quarta-feira. O objetivo é atender a todos os empresários do transporte daquele município para que verifiquem as condições dos seus caminhões quanto à emissão de poluentes.
O Despoluir é o Programa Ambinetal do Transporte da CNT em parceria com a Fetrancesc e sindicatos. São várias ações com a finalidade de conscientizra o transportador a reduzir a emissão de poluentes, usar energias limpas e ter uma gestão na empresa voltada para o menor uso possível dos recursos naturais. O controle da emissão de poluentes pelos veículos é feita pela análise da coloração da fumaça emitida pelo caminhão. Essa avaliação é feita pelo opacímetro, que indica se o veículo está dentro das emitindo poluentes ou está dentro das normais ambientais brasileiras. Caso seja reprovado, o proprietário recebe uma comunicação do técnico para que no prazo de 30 dias providêncie o conserto e a regulagem do motor, que um dos principais fatores para a emissão da poluição na atmosfera.
Nos primeiros meses do projeto, que começou a funcionar em outubro, as empresas tem usado o serviço. E só tem a ganhar quem o faz, pois além da responsabilidade ambinetal, a transportadora ainda ganha com a redução de gasto de combustível e de manutenção do caminhão.
Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post