Notícia

Unidade móvel para os cursos do Projeto Especialização de Motorista estará no Sest Senat Floirianópolis, a partir do dia 16

12/11/2000

Florianópolis, 12.11.09 - Um treinamento com metodologia inovadora, que associa aulas práticas e teóricas, promove a qualificação profissional de motoristas do transporte de carga em Santa Catarina.  É o Projeto Especialização do Motorista, que o Sest Senat realiza em Florianópolis, a partir do dia 16 de novembro. Esse treinamento profissional é uma opção para o motorista que está no mercado e aquele que quer ingressar no setor. Muitas empresas de transporte exigem na contratação que o profissional tenha o curso de formação, porque o transporte precisa seguir uma série de regras de segurança, ambiental e econômica.

 Depois dessa capacitação, o motorista terá uma nova prática com uma direção segura e econômica, voltada para a prevenção de acidente, preservação ambiental com redução do consumo de diesel e ainda menor desgaste do veículo. Dentro do Programa são oferecidos dois cursos o de Condução Segura e Econômica, com 16 horas aulas e turmas de oito alunos e o de Excelência Profissional para Motoristas de Transporte de Carga, com  40 horas/aula,  distribuidas em aulas teóricas e práticas, com  turmas de 12 alunos.

O aluno vai desenvolver e reforçar as competências necessárias ao bom desempenho profissional, que envolve aspectos à operação do veículo, utilização de tecnologia embarcada de última geração de ao transporte de carga que geram segurança e qualidade. Além disso terá a oportunidade de estudar sobre o seu papel na cadeia produtiva, sobre os diferentes tipos de veículos e sua tecnologia, os diversos tipos de carga e os diferentes tipo de estradas, pista, sinalização e geometria. O motorista que fizer o treinamento vai saber a relação entre o tipo de veículo, o tipo de carga com o tipo de estrada.  Quando tiver concluído os estudos,  as mudanças no comando do veículo, na economia de combustível,  são perceptíveis.

O Projeto Especialização de Motorista  que tem uma unidade móvel, um veículo doado pela Mercedes-Benz, carreta doada pela Binotto S/A e pneus da JK Pneus, começou suas atividades no dia 18 de outubro, no Sest Senat de Chapecó. Já passou por Videira e agora ficará até o dia 30 em Florianópolis. A unidade móvel vai ficar, de acordo com o cronograma estabelecido pela coordenação do Projeto duas semanas em cada unidade do Sest Senat. Nesse período três turmas com oito alunos cada, no curso de Condução Segura e Econômica, que terá duração de 16 horas/aula e uma turma com 12 alunos no curso de Excelência Profissional serão ministrados.  As empresas poderão formar turmas com os seus motoristas para serem formados no Sest Senat. Basta ligar para a unidade e solicitar uma visita. Os profissionais interessados devem procurar a unidade mais próxima do Sest Senat. Informações (48) 32816200

 Fonte: imprensa Fetrancesc