Ato inaugural do maior frigorifico de suínos do Brasil tem representação do Sitran

  1. Início
  2. Notícias
  3. Ato inaugural do maior frigorifico de suínos do Brasil tem representação do Sitran

Ato inaugural do maior frigorifico de suínos do Brasil tem representação do Sitran

O vice-presidente, Valmor Zanella, representou o Sitran no ato de inauguração da maior unidade industrial de abate e processamento de suínos do Brasil. Construído pela Aurora Alimentos, o frigorifico está localizado em Chapecó, no Bairro EFAPI. A solenidade contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, além de centenas de autoridades e lideranças do Sul do País. Fundada em 1969, a Cooperativa Central Aurora é hoje a terceira maior empresa de proteína animal do Brasil.

O Frigorífico Aurora Chapecó (FACH 1) exigiu investimentos da ordem de R$ 268 milhões. A ampliação permite dobrar a capacidade de abate, passando de 5 mil para 10 mil cabeças por dia, empregando cerca de 5,5 mil trabalhadores com geração de 221 produtos cárneos. O processamento mensal passará a ser de 221.072 suínos. Esta é a única indústria brasileira que exporta carne suína in natura para os Estados Unidos e está habilitada a mercados de elevada importância como China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Chile, totalizando cerca de 20 países.

Conglomerado – Com 11 cooperativas agropecuárias filiadas e um sistema integrado de produção que envolve 65 mil famílias rurais, a Aurora tem uma receita operacional bruta anual de R$ 9,1 bilhões. Emprega diretamente mais de 28 mil trabalhadores e o processamento industrial atualmente é de 1 milhão de aves, 20 mil suínos e 1,5 milhão de litros de leite a cada dia. Conta com oito plantas frigoríficas de suínos, sete de aves e uma de lácteos. Possui um mix superior a 800 itens em produtos e exporta para mais de 60 países.

Orgulho – Zanella disse que o conglomerado Aurora “é um orgulho para Chapecó”. Além da importância econômica, a marca Aurora leva a cidade “aos quatro cantos do mundo”. Ao parabenizar todos os diretores, Zanella destacou que o grupo representa a força do cooperativismo e mostra resultados econômico/social da mais alta expressividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sitran

Compartilhe este post