Dia da família na escola 2019 tem foco em qualificação profissional e continuidade dos estudos

  1. Início
  2. Notícias
  3. Dia da família na escola 2019 tem foco em qualificação profissional e continuidade dos estudos

Dia da família na escola 2019 tem foco em qualificação profissional e continuidade dos estudos

No próximo dia 6 de abril, 1,2 milhão de estudantes de escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual), participam do Dia da Família na Escola. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

“É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos. Para isso é preciso estar presente na vida escolar deles. Este ano queremos mostrar que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em 18% em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”, salienta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da FIESC, apoiam a iniciativa as federações de trabalhadores, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, UndimeSC e Secretaria de Estado da Educação.

“Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania desses estudantes que estão se preparando para descobrir sua vocação profissional e para o mercado de trabalho”, afirma o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

“Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, afirma que a escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada. “O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas e conhecer projetos educacionais importantes. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação”, fala.

Para o secretário Natalino Uggioni, esta é uma iniciativa muito relevante, não só para os alunos, mas para a sociedade. “É muito importante que os pais não estejam na escola apenas no Dia da Família, mas que essa visita se estenda ao longo de todo o ano. Eles precisam conhecer e ajudar a cuidar do ambiente escolar, pois quanto mais de perto acompanharem a educação de seus filhos, melhor ela será”, enfatiza.

Compartilhe este post