Fetrancesc participa do Dia da Família na Escola

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc participa do Dia da Família na Escola

Fetrancesc participa do Dia da Família na Escola

Hanan Yasin, 29 anos, participou pela primeira vez do Dia da Família na Escola, realizado neste sábado, 6 de março, em todas as escolas do Sistema S e da rede pública municipal e estadual. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Há quatro anos em Santa Catarina, Hanan é mãe de Youseef Areeshah (7) e Yahya Areeshah (3). A família fugiu da guerra na Síria e vem superando vários obstáculos, inclusive o imposto pelo idioma, pois falam pouco português. “Na Síria não existe nada parecido com isso. Estou gostando da experiência e acredito que devemos estar sempre presentes na escola dos nossos filhos”, comentou Hanan, que acompanhou as crianças nas atividades realizadas no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Quem também aproveitou o dia da família foi Taís Costa, 29 anos, mãe da Sofia, de 6 anos. “Incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos é bem importante. É legal ter um momento dentro da escola junto com as crianças, às vezes os pais passam a semana toda em função de serviço e não têm tempo com os filhos”, destacou. “No dia a dia, para participar mais da vida escolar da Sofia, eu tento trazê-la para a escola e buscar, porque é um momento que tenho de saber se ela está bem, como foi a aula, se tem deveres para fazer e é um momento que tenho com ela. Os deveres normalmente ela faz com meu marido, em casa”, completou.

O conselheiro fiscal da Fetrancesc, Ruy Gobbi, acompanhou as atividade em Florianópolis. “A escola é a base de tudo. A gente, na medida do possível, apoia essas atividades extracurriculares para que realmente se tornem um engajamento entre famílias, setor produtivo, de comércio, para entender um pouco mais como funciona o trabalho dentro da escola, trazer para dentro da escola a realidade lá de fora também”, comentou.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e o presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso, também partiparam do eventeo. “É uma festa de integração entre pais, alunos e a própria instituição onde as crianças estudam. Essa complementariedade que os pais podem dar para educação é muito importante. Isso é um catalisador para integrar ainda mais os pais nas escolas do estado de SC, principalmente do Sistema S”, afirmou Aguiar.

“Nós temos esse compromisso com a educação, com a parte social, com a profissionalização. Nada é mais necessário do que o conhecimento e isso você adquire nas escolas”, disse Pedroso. “A maioria da comunidade não conhece o que ocorre aqui no Instituto Estadual de Educação. São mais de 200 alunos praticando exercícios. Quem sabe podemos ter um atleta olímpico saído do Instituto”, acrescentou, destacando o trabalho esportivo desenvolvido na escola.

Santa Catarina é o único estado que tem uma lei instituindo o dia da família na escola, como lembra o secretário estadual de educação, Natalino Uggioni. “O que nós estamos fazendo é o chamamento dos pais para virem mais vezes à escola. Esta complementação entre família e escola é um fator crítico de sucesso para que tenhamos cidadãos bem formados e encaminhados na sua vida. É bom para os estudantes, para os pais e toda a sociedade”, disse.

Compartilhe este post