Frente Parlamentar propõe pacto para desenvolver infraestrutura de transporte

  1. Início
  2. Notícias
  3. Frente Parlamentar propõe pacto para desenvolver infraestrutura de transporte

Frente Parlamentar propõe pacto para desenvolver infraestrutura de transporte

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) sediou nesta quarta-feira, 29 de maio, o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), que terá o papel de realizar uma mediação entre o Executivo Federal, a Câmara dos Deputados e o Senado para viabilizar ações e projetos que contribuam para desenvolver e integrar os sistemas de transporte no Brasil.

“Nós temos um objetivo comum, que é destravar investimentos em infraestrutura. Esse é um momento de oportunidade para estimularmos o crescimento do país”, disse o presidente da CNT, Vander Costa, durante a solenidade. Ele destacou que a Confederação dispõe de estudos e pesquisas que trazem diagnósticos e propostas para todos os modais e que podem subsidiar a atuação da Frente Parlamentar.

A Fetrancesc foi representada pelo diretor-executivo, Maurus Fiedler.

Quem preside a Frente é o senador Wellington Fagundes, que disse que a Frenlogi tem “a ambiciosa missão de construir uma aliança setorial entre operadores da infraestrutura, governo federal e Congresso Nacional, com o objetivo de ampliar o PIB do transporte, com reflexos diretos na geração de emprego e de renda no país”. Ele propôs um “pacto setorial entre Congresso Nacional, empresários, investidores, operadores de transporte e os trabalhadores” para viabilizar projetos e ações necessários para o setor. Conforme o senador, entre os desafios estão as incertezas quanto ao preço dos combustíveis, a elevada carga tributária, a renovação e adequação dos contratos de concessões, a estabilidade da regulação e a segurança jurídica.

O titular do Ministério da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou a importância de uma atuação forte, no Congresso Nacional, para que se criem condições para atrair investidores dispostos a ampliar e aprimorar a infraestrutura de transporte e logística do Brasil. Ele também comentou e classificou como “um marco” a aprovação, pelo Senado Federal, nesta quarta, do projeto de Lei que contém medidas para garantir autonomia e dar mais transparência às agências reguladoras (PLS 52/2013). O texto segue agora para sanção presidencial. “Caminhamos em uma agenda positiva, que vai trazer segurança jurídica e melhorar a percepção que o investidor estrangeiro tem em relação ao nosso país.”

Tereza Cristina, ministra da Agricultura, que também participou do evento, salientou a necessidade de uma infraestrutura de transporte robusta e eficiente para fortalecer todos os setores produtivos, especialmente para a garantia da competitividade do agronegócio brasileiro no mercado mundial.

O evento foi realizado pelo Instituto Brasil Logística (IBL), entidade vinculada à Frenlogi. “Logística não se trata apenas de equipamentos. Há um arcabouço legal, fiscal e regulatório, de licenciamento, de obtenção de licenças e permissões para investir e operar com eficiência que nasce no Legislativo. Não só podemos acelerar investimentos e construir infraestrutura, como também utilizá-la de de maneira mais eficiente se houver uma visão única dos membros do Legislativo das duas casas no sentido de dar mais agilidade ao que já temos e ao que temos de construir”, disse o presidente do IBL, Clythio Van Buggenhout.

Agência CNT de Notícias

Compartilhe este post