Investimentos em rodovias de SC representam 1/3 do previsto

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Investimentos em rodovias de SC representam 1/3 do previsto

Dos R$ 3,4 trilhões previstos em contrato para investimentos em rodovias federais de Santa Catarina, apenas R$ 1,17 bilhões foram executados. A informação é do superintendente do DNIT/SC, Ronaldo Carioni, em reunião da Câmara de Transporte e Logística (CTL) da Fiesc, nesta quarta-feira, 14 de agosto, em Florianópolis.

Os contratos ativos são referentes a desapropriações e obras nas BRs 163, 282/158, 470, 280, 282 (Via Expressa), 101 e 285. Ele apresentou um detalhamento de cada uma das obras sob administração do DNIT/SC.

A informação de obras abaixo do esperado, contudo, não se limitou à fala de Carioni. De acordo com o coordenador da CTL, Egídio Martorano, nos primeiros seis meses de 2019 novamente menos do que 1/3 do investimento previsto foi executado: de R$ 765 milhões, foram aplicados R$ 249 milhões, 1/4 do total pago em investimentos em rodovias da Região Sul previstos no Orçamento Geral da União (OGU) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Martorano também apontou que as obras de infraestrutura em SC estão com andamento comprometido ou prazo expirado – das 43 obras, o percentual atinge a marca de 91%. Em números exatos, 4 estão em andamento normal (9%), 29 comprometidas (68%) e 10 com prazos expirados (23%).

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Para o coordenador da Fetrancesc, Alan Zimmermann, representante da entidade na CTL, os apontamentos refletem a realidade do Transporte Rodoviário de Cargas em termos de prejuízos nas estradas. Ele lembrou uma análise do presidente da federação, Ari Rabaiolli, em que “o custo fixo do caminhão parado é de R$ 100/hora e o baixo investimento em rodovias, tanto em construção quanto em manutenção encarece ainda mais a atividade”.

O presidente do Setcesc, Osmar Labes, também presente no evento, pediu investimentos para recuperação da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, localizada em um dos principais pontos de escoamento da economia de Santa Catarina (Apiúna e Ibirama) e, também, a restauração do pavimento atual da BR-470, além da duplicação, pois a rodovia está em uso.

Veja a apresentação do DNIT/SC

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