Portos paranaenses terão operação sem restrição no período noturno

  1. Início
  2. Notícias
  3. Portos paranaenses terão operação sem restrição no período noturno

Portos paranaenses terão operação sem restrição no período noturno

A partir de agora, os portos paranaenses terão operação sem restrição no período noturno. A novidade foi resultado do esforço conjunto das autoridades Portuária e Marítima, Praticagem e Operadores. Com isso, a norma de tráfego e permanência nos portos de Paranaguá e Antonina foi atualizada. As regras foram equalizadas para os dois períodos do dia.

Essa atualização trata, especificamente, do capítulo 8 das normas, que deixa igual “calado diurno e noturno”. Ou seja, permite que os navios entrem e saiam em plena carga (segundo o limite permitido), em qualquer período do dia. O calado é a medida que vai da linha ou superfície da água até o ponto mais baixa da embarcação (quilha). É o quanto o navio é autorizado a submergir, quando carregado.

Segundo o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, com a mudança os terminais portuários paranaenses ganham em capacidade de operação e oportunidade de novos mercados.

“Vamos dar mais agilidade às rotas já operadas por aqui e ganhar novas rotas que não estavam vindo aos Portos do Paraná devido a essas restrições. Entramos no mercado operando totalmente. Os navios que chegarem vão entrar, carregar e ir embora, sem restrição”, diz Garcia.

Além disso, o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, ressaltou a importância do transporte marítimo acompanhar o ritmo do trasnporte terrestre. “Afinal, o Porto é 24 horas; não tem restrição no trabalho em terra. O mar tem que acompanhar”.

Ele explica que essa “diferenciação” entre o calado noturno e o diurno sempre existiu nos portos paranaenses. No entanto, com a evolução da tecnologia de navegação e os investimentos em sinalização náutica essa diferença não fazia mais sentido.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ABTC

Compartilhe este post