Setor empresarial define posição conjunta pela manutenção de incentivos fiscais na agricultura

  1. Início
  2. Notícias
  3. Setor empresarial define posição conjunta pela manutenção de incentivos fiscais na agricultura

Setor empresarial define posição conjunta pela manutenção de incentivos fiscais na agricultura

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) encaminhou na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, um ofício ao governador Carlos Moisés da Silva defendendo a manutenção dos incentivos fiscais, em especial, aqueles aplicados aos defensivos agrícolas, que se constituem insumo fundamental à produção no campo. A posição conjunta foi definida durante reunião nesta segunda-feira, em Florianópolis. O COFEM é integrado pelas federações da Indústria (FIESC), da Agricultura (FAESC), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (FACISC) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc).

“A reconhecida produtividade agrícola catarinense está associada à adoção de tecnologias como essa. Assim, ao elevar esse importante custo do produtor rural, o Governo do Estado impõe ônus ao agricultor e a toda cadeia produtiva, reduzindo a competitividade do produto catarinense e aumentando o custo de vida da população”, afirma o texto do documento. 

O ofício ressalta ainda que é fundamental que Santa Catarina adote uma política fiscal isonômica para esses insumos em relação àquela praticada por Paraná e Rio Grande do Sul, que competem diretamente com os produtos agrícolas catarinenses, especialmente, ao se considerar a noticiada discussão de âmbito nacional sobre o tema, prevista para abril de 2020. “Desta forma, contamos com sua sensibilidade para rever o posicionamento do Governo quanto a retirada do referido incentivo”, conclui a carta.

Confira a íntegra do documento:

 

Florianópolis, 12 de agosto de 2019.

 

Excelentíssimo Senhor

 

CARLOS MOISÉS DA SILVA

Governador do Estado de Santa Catarina

 

Assunto: Incentivo fiscal dos defensivos agrícolas.

 

Senhor Governador,

Cumprimentando-o, solicitamos sua atenção para a importância do diálogo com o setor produtivo e da manutenção dos incentivos fiscais, em especial, aqueles aplicados aos defensivos agrícolas, que se constituem em insumo fundamental à produção no campo.

 

A reconhecida produtividade agrícola catarinense está associada à adoção de tecnologias como essa. Assim, ao elevar esse importante custo do produtor rural, o Governo do Estado impõe ônus ao agricultor e a toda cadeia produtiva, reduzindo a competitividade do produto catarinense e aumentando o custo de vida da população.

 

Por fim, é fundamental que Santa Catarina adote uma política fiscal isonômica para esses insumos em relação àquela praticada por Paraná e Rio Grande do Sul, que competem diretamente com os produtos agrícolas catarinenses, especialmente, ao se considerar a noticiada discussão de âmbito nacional sobre o tema, prevista para abril de 2020.

 

Desta forma, contamos com sua sensibilidade para rever o posicionamento do Governo quanto a retirada do referido incentivo.

 

Assinam o documento:

 

Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC
Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio
José Zeferino Pedroso, presidente da Faesc
Ari Rabaiolli, presidente da Fetrancesc
Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL-SC
Jonny Zulauf, presidente da Facisc
Alcides Alves de Andrade Neto, presidente da Fampesc

Assessoria de Comunicação da Fiesc

Compartilhe este post