TRT 12ª região decide sobre contratação de aprendizes

  1. Início
  2. Notícias
  3. TRT 12ª região decide sobre contratação de aprendizes

TRT 12ª região decide sobre contratação de aprendizes

Motoristas não devem integrar a base de cálculo para a contratação de aprendizes. A decisão, que já foi proferida em outros processos, é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região e dá esta garantia a uma transportadora do Oeste de Santa Catarina.

De acordo com o coordenador da Comissão Jurídica da Fetrancesc (Comjur), Jair Osmar Schmidt, a decisão do TRT se deu “em função da peculiaridade da profissão (do motorista)” e, portanto, anula autos de infração neste sentido.

Embora ainda caiba recurso à decisão, que é individual à empresa que moveu a ação, Schmidt salientou que ainda cabe recurso, porém “é uma conquista importante para o setor, que vem sofrendo constantes autuações por parte do Ministério do Trabalho e Emprego”.

Em defesa do segmento, a Fetrancesc tem pleiteado a modificação da legislação que trata da contratação de aprendizes junto à bancada catarinense na Câmara dos Deputados e na Confederação Nacional do Transporte (CNT).

“É fundamental ter jovens aprendizes em nossas empresas. Eles oxigenam a atividade e provocam grandes melhorias em nossos processos, por mais burocráticos que eles possam ser. No entanto, não podemos contratá-los mediante quantidade total de colaboradores de uma transportadora         “, comentou o presidente da Fetrancesc, o empresário Ari Rabaiolli.

O coordenador da Comjur da Fetrancesc acrescentou, ainda, que “se levarmos que conta que temos grande quantidade de motoristas, é preciso considerar que jovens aprendizes, em maioria, não têm sequer 18 anos, portanto não são habilitados para dirigir, o que não permite igualdade na consideração para a base de cálculo”.

Compartilhe este post