Workshop mostra que investir em treinamento é uma das melhores políticas empresariais

  1. Início
  2. Notícias
  3. Workshop mostra que investir em treinamento é uma das melhores políticas empresariais

Workshop mostra que investir em treinamento é uma das melhores políticas empresariais

O caminho ideal para melhorar o desempenho da empresa é cuidar diariamente da “saúde” do empreendimento e treinar com muita frequência o quadro de colaboradores. Este é um dos princípios para uma gestão administrativa de sucesso e, consequentemente, ter crescimento vertical dos negócios. O assunto ocupou três horas do Workshop “Direção Defensiva e Legislação de Trânsito” promovido pelo SITRAN e COMJOVEM Chapecó, em parceria com a empresa Irmãos Gral.

O evento, realizado no auditório do SEST SENAT, reuniu profissionais das áreas administrativa, RH e controladoria das empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas de Chapecó e região. O ingresso foi um brinquedo e o volume arrecadado vai ser distribuído, em momento oportuno, a uma instituição que presta assistência a crianças carentes.

Na primeira metade do Workshop o consultor de treinamento, Rodrigo Tomasi, falou sobre “Desenvolvimento de Motoristas”. Dividiu sua palestra à boa prática administrativa, elencando as mais variadas medidas que devem ser implementadas na busca dos melhores resultados e a eficiência da empresa. O programa de treinamento tratou sobre direção defensiva, gestão de frota e pessoas, tecnologia embarcada, mecânica diesel e direção inteligente. O roteiro contemplou, ainda, a entrega técnica de novos veículos e implementos, relacionamento interpessoal (atendimento ao cliente), saúde, segurança e higiene pessoal, além do tema emergência e primeiros socorros.

Tomasi fez considerações sobre comportamento e indicadas maneiras de treinar o motorista, para correto uso do caminhão, gerando economia. A empresa, entretanto, “não pode, nem deve” se eximir do processo. É inevitável que dispense cuidado e atenção especiais com o profissional do volante. As reciprocas responsabilidades cumpridas “determinarão o êxito da atividade”, expôs. Acrescentou que investir no motorista “é uma das principais políticas de ação que a empresa deve adotar”.

Adereços inconvenientes – A segunda palestra foi com Luiz André Moreira. O instrutor de trânsito, abordou o tema “Legislação de Trânsito, multas e suas implicações legais”. Comentou com o público sobre as obrigações e deveres da empresa, emendando com o conveniente comportamento do motorista para evitar problemas. Foram ingredientes de sua manifestação, a lei da balança e as consequências pelo descumprimento da legislação, pontuação da CNH e como não chamar a atenção do agente fiscalizador. Exemplificou citando que colocar no caminhão um adesivo ou desenho, dependendo do conteúdo, “alertará a fiscalização e não raro o veículo é parado”.

Moreira recomendou que uma simples checagem diária no caminhão preserva a empresa de notificações. Multas podem ser perfeitamente evitadas com a espontânea verificação e a correspondente atenção do motorista. Fez alerta também para situações de incorreto preenchimento de notificações por parte do agente. “Não são poucas as multas simplesmente pagas sem a devida averiguação”. Revelou que há também o “vício de legalidade” da notificação que a impede de ser cobrada. Garantiu que este tipo de ato alegando uma eventual infração cometida pode ser perfeitamente anulado. Para que isso ocorra basta encaminhamento do hábil recurso ao setor competente.

Por fim, o instrutor expressou frase de efeito para justificar a importância da especialização: “se você acha que investir em treinamento é caro, experimente a ignorância”.

Compartilhe este post