Clipping Imprensa – Ainda no Papel

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Clipping Imprensa – Ainda no Papel

A chamada Ferrovia Litorânea, interligação ferroviária complementando a rede logística que atende o Sul do Brasil, deve ter uma quarta proposta de projeto, além das três que hoje estão em análise pelo DNIT. A realização da obra tem enfrentado as dificuldades pela passagem na área indígena do Morro dos Cavalos. O DNIT analisa três alternativas, outra margeando a rodovia, passando pelo Morro dos Cavalos, outra com construção de túnel pelo local e uma terceira, que sairia completamente da área da Funai, avaliada em R$ 16 bilhões, desviando dessa área com 55 quilômetros de túneis. Além das três opções, estuda-se uma quarta proposta, onde a ferrovia se uniria à região Oeste, seguindo para Itajaí. A proposta deve ser apresentada ao Ministério dos Transportes e já é considerada muito mais econômica por desviar da região do Morro dos Cavalos. Inicialmente, estima-se que deve reduzir em aproximadamente R$ 4 bilhões o custo da obra. Para analisar essa quarta proposta sobre o traçado ideal para a Ferrovia Litorânea será marcada nova reunião ainda em novembro.

(Fonte: Ricardo Dias – De ponto a Ponto – DC)

Revitalização da Jorge Lacerda – Empreiteira Fortunato, de Joinville, é o nome da empresa que fará a revitalização da rodovia Jorge Lacerda (SC-412). O resultado da licitação foi divulgado ontem. O trabalho vai se concentrar no trecho de 25,4 quilômetros entre a BR-101 e Gaspar e custará aos cofres públicos R$ 34 milhões. O teto estabelecido no edital era de R$ 40,1 milhões.

A estimativa do engenheiro responsável do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), Adalberto de Souza, é que a ordem de serviço seja assinada em dezembro, se não houver questionamentos das concorrentes ou da própria comissão de licitação. A obra tem prazo de 540 dias para ser concluída, ou seja, se tudo correr como previsto no segundo semestre de 2018 teremos o trecho revitalizado. Em Itajaí, a partir da BR-101, será duplicado o trecho de 1,8 quilometro. Importante ligação entre Blumenau e Itajaí, a Jorge Lacerda, que já foi a SC-470 e hoje é SC-412, está há anos pedindo uma geral no asfalto e na sinalização. Espera-se qualidade e segurança aos que por ela passam.

(Fonte: Pancho – De ponto a Ponto – DC)

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