Chapecó recebeu segunda edição da reunião itinerante

  1. Início
  2. Notícias
  3. Chapecó recebeu segunda edição da reunião itinerante

Chapecó recebeu segunda edição da reunião itinerante

A cidade de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, recebeu a segunda edição da reunião itinerante da diretoria da Fetrancesc. Entre as discussões, os atos e ações realizadas pela entidade no último mês. A sessão foi presidida pelo presidente da Federação, Ari Rabaiolli, e contou com a presença de presidentes dos Sindicatos filiados de todas regiões do Estado. Após a reunião, ocorreu palestras com os juízes do Trabalho, Carlos Frederico Fiorino, da 2ª Vara de Chapecó; e Marlos Melek, do TRT do Paraná, membro da comissão da redação da reforma trabalhista.

Fiorino destacou que o número de ações envolvendo motoristas na Justiça do Trabalho aumentou muito nos últimos 20 anos e com elas as dúvidas também cresceram.”Estamos todos juntos . Ou resolvemos juntos ou não haverá solução (para os conflitos trabalhistas). A missão do magistrado é resolver conflitos e não criarmos”, disse o juiz.

Ele lembrou ainda de uma experiência vivida de uma viagem de caminhão, em 1989, entre Chapecó e Taboão da Serra (SP), de carona com um amigo que conheceu quando chegou a cidade catarinense, para reforçar sua opinião quanto algumas decisões tomadas na sua Vara. “Eu não sou juiz de trabalho que condena transportadora por dano moral porque o motorista dormiu na cabine. Porque ela é muito melhor do que muito local de parada por ai”, afirmou ao lembrar que a viagem durou cerca de 18 horas.

O juiz Marlos Melek, que pela segunda vez profere palestra para os empresários do Transporte Rodoviário de Cargas, ressaltou que a reforma trabalhista não é um monstro e que destruirá com os direitos trabalhistas no país. Para o magistrado, a reforma quebrará um sistema perverso nas relações trabalhistas.

“Antes eu não falava disso, agora eu digo com todas as letras: é uma indústria… O que essa reforma trabalhista está fazendo… Estamos fraturando o sistema com a reforma trabalhista. Sistema perverso que não atende a meritocracia”, salientou.

Participação dos deputados

O deputado federal Valdir Collato e o deputado estadual Patrício Destro prestigiaram o encontro do TRC em Chapecó. Collato reforçou seu posicionamento de apoio a reforma trabalhista. Já Destro ratificou o apoio ao TRC quanto a aprovação do Projeto de Lei 53.3/ 2017, de sua autoria, que propõe a cassação da inscrição estadual para as empresas receptadoras de cargas roubadas, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Compartilhe este post