Cofem lança manifesto ‘Santa Catarina por um novo Brasil’

  1. Início
  2. Notícias
  3. Cofem lança manifesto ‘Santa Catarina por um novo Brasil’

Cofem lança manifesto ‘Santa Catarina por um novo Brasil’

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem/SC) lançou nesta quarta-feira, 4 de outubro, o “Manifesto do Setor Produtivo de Santa Catarina por um Novo Brasil”. O texto do documento destaca que, em meio à mais longa e profunda recessão da história recente do País, associada à crise sem precedentes no campo político, ético e social, a credibilidade dos Poderes constituídos encontra-se profundamente abalada.

“Diante da gravidade da conjuntura com a qual nos deparamos, o setor produtivo catarinense comparece perante a sociedade para reafirmar o seu compromisso com a integridade e por um novo Brasil. Foi “Por um novo Brasil” que apoiamos a aprovação do limite de gastos públicos e a reforma do ensino médio. Foi “Por um novo Brasil” que defendemos e aplaudimos a atualização da legislação trabalhista, incluindo a terceirização, que fortalece a negociação coletiva e ajuda a criar um ambiente mais favorável à geração de novos postos de trabalho”, diz o texto.

O manifesto destaca que é “Por um novo Brasil” que as entidades defendem a reforma política, que acabe com privilégios, unifique o calendário eleitoral, acabe com as coligações nas eleições proporcionais, estabeleça cláusula de barreira para reduzir o número de partidos, privilegie os partidos com conteúdo programático, reduza substancialmente os gastos e o período de duração das campanhas eleitorais, estabeleça regras de compliance nas contratações do serviço público. “É Por um novo Brasil que clamamos por uma reforma do atual sistema tributário, burocrático e oneroso, que retira a competitividade das empresas e do País. Precisamos respeitar os princípios da boa tributação: transparência, justiça, equidade, simplicidade, universalidade, além de aderência à capacidade contributiva dos cidadãos e das empresas”, destaca o documento.

O texto do manifesto diz ainda que a reforma da previdência não pode mais ser protelada, pois, sem ela, o País corre o risco de se tornar insolvente. “Não podemos ficar reféns de interesses corporativos, sob pena de jamais obtermos o equilíbrio das contas públicas, pré-condição para o crescimento sustentado. Só com as reformas e com segurança jurídica é que superaremos a crise e criaremos um País produtivo, eficiente, democrático, transparente e com oportunidades para todos os brasileiros”, conclui o manifesto, salientando que o setor produtivo catarinense, por meio das entidades que o representam, mantém-se alerta e pronto para continuar contribuindo para transformar o Brasil numa nação melhor e soberana.

O Cofem é composto pelas federações empresariais que representam todos os setores da economia catarinense: transportes (Fetrancesc), indústria (Fiesc), comércio (Fecomércio), agricultura (Faesc), das Associações Empresariais (Facisc), das micro e pequenas empresas (Fampesc) e das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

Assessoria de Imprensa – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Compartilhe este post