SEST SENAT SC participa de debates sobre eficiência energética e educação no transporte

  1. Início
  2. Notícias
  3. SEST SENAT SC participa de debates sobre eficiência energética e educação no transporte

SEST SENAT SC participa de debates sobre eficiência energética e educação no transporte

Rperesentantes do SEST SENAT em Santa Catarina participam nesta quinta-feira, 19, do Encontro Internacional Eficiência Energética e Educação que debate e compartilha estratégias para a eficiência energética no transporte e a qualificação profissional com esse foco. O evento integra as ações do Programa Nacional de Eficiência Energética e é promovido pelo SEST SENAT em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística). O supervisor do CRSC, Maurus Fiedler, também participa do encontro.

“Com esse programa, estamos dando um enorme passo em direção a um futuro promissor e mais sustentável no transporte. Buscaremos o desenvolvimento e a implementação de cursos relacionados à questão da sustentabilidade, voltados para os profissionais do transporte de cargas e de passageiros. Dessa forma, poderemos gerar benefícios para todos: setor de transporte, governo e sociedade”, disse a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, na abertura do encontro.

Conforme o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, 91,1% das empresas de transporte ouvidas pela Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas – estudo realizado em 2015 – dão treinamento para motoristas com foco na condução econômica. Nessas empresas, a capacitação dos condutores resultou em economia de combustível, o que impacta, consequentemente, na diminuição de gastos e de emissões de poluentes. Em alguns casos, a queda no consumo de diesel passou de 12%. Ainda, segundo ele, 75,4% das empresas ouvidas pela Sondagem têm disposição em investir na melhoria da eficiência energética.

O evento, que reúne especialistas brasileiros e canadenses, é um dos resultados do acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Entre os palestrantes: Paula Vieira da Natural Resource Canadá, o doutor em Engenharia Mecânica, Luís Fernando Badanhan do Ministério de Minas e Energia e Cristiano Façanha, coordenador das atividades do International Council on Clean Transportation (ICCT) no Brasil

Capacitação de instrutores

Ao longo desta semana também ocorreu o Workshop de Instrutores do Programa Nacional de Eficiência Energética. Em três dias de capacitação, instrutores do SEST SENAT e representantes do NRCan debateram a proposta pedagógica dos novos cursos que serão oferecidos pelo SEST SENAT no âmbito do novo programa.

Essas qualificações – que contarão com certificados reconhecidos internacionalmente – terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para alcançar melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros. Os instrutores participantes da capacitação também receberam certificação internacional.

O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, considera que o treinamento representa um marco na agenda de eficiência energética no Brasil. “A CNT e o SEST SENAT têm estudado, há muito tempo, essa questão da eficiência energética. Até então, havia muita teoria e conhecimento. Agora, é o momento de colocar a mão na massa e fazer com que os instrutores disseminem as informações fornecidas ao longo desta semana”, disse.

Novos cursos

Por meio dessa cooperação, também será viabilizada, no SEST SENAT, a oferta de cursos com certificação internacional sobre eficiência energética. As novas qualificações terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para atingir melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros.

Compartilhe este post