Dnit/SC inicia reposição de defesas metálicas, na BR-101 Sul

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Dnit/SC inicia reposição de defesas metálicas, na BR-101 Sul

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) inicia nesta semana a reposição de defensas metálicas na BR-101 Sul, entre os municípios catarinenses de Paulo Lopes a Passo de Torres. As proteções danificadas por colisões serão retiradas e novas lâminas e suportes serão repostas, com instalação de toda a sinalização refletiva. As melhorias nas defesas fazem parte do cronograma de conservação da rodovia federal, mantido pela autarquia.

Serão instaladas 576 novas lâminas metálicas, numa extensão de 2.304 metros de barreiras. Esse tipo de proteção rodoviária é utilizada em elevações de viadutos, cabeceiras de pontes, canteiro central e vias laterais onde as pistas estão em elevação maior que o traçado da duplicação. Com as proteções de concreto do tipo New Jersey, as defensas complementam o conjunto de anteparos de segurança instalados na BR-101 Sul.

Nos locais das atividades, uma das faixas de rolagem será interrompida durante curtos espaços de tempo: quando os trabalhos forem nos bordos, a faixa interrompida será a da direita; quando houver trabalhos no canteiro central, a faixa interrompida será a da esquerda. Isso é necessário para garantir a integridade dos trabalhadores envolvidos na instalação e também dos usuários da rodovia federal. Em ambas as situações, a sinalização provisória vai indicar a aproximação das frentes de obras.

Aos usuários é pedido que reduzam a velocidade nos locais sinalizados, mantendo sempre distância das equipes envolvidas nos trabalhos e também do veículo que segue na frente.

Como é feita a instalação – A implantação das proteções metálicas é rápida. Em um caminhão, um braço-mecânico introduz o suporte no chão. As chapas metálicas, que estão dispostas ao longo da rodovia, são içadas e presas ao suporte por parafusos. Por fim, são fixados os últimos parafusos de sustentação. Ao todo, de quatro a seis pessoas executam o processo. A instalação das proteções metálicas é muito mais ágil que a execução das barreiras “New Jersey” devido à praticidade das estruturas.

 

Das cinco maiores travessias em pontes da BR-101 Sul, quatro estão construídas em SC – Das cinco maiores pontes construídas dentro da duplicação na BR-101 Sul, de Palhoça/SC a Osório/RS quatro delas estão localizadas no segmento catarinense. Entre elas está a ponte Anita Garibaldi, com 2.830 metros de extensão, construída e liberada em Laguna. Ao todo, o empreendimento de expansão rodoviária tem 30 travessias sobre rios ou lagoas com 60 pontes construídas ou adequadas aos novos padrões de pistas.

No segmento catarinense da duplicação existem 24 travessias sobre rios ou lagoas, com 48 pontes liberadas. Desse total, 27 pontes foram construídas e outras 21 foram adequadas. No trecho gaúcho são seis travessias, com sete pontes novas e outras cinco adequadas. As travessias do segmento antigo de pista (lado esquerdo) sobre o Rio Tubarão (km 337, em SC) e no Rio Três Forquilhas (km 40,5, no RS) são as únicas que não passaram por adequações, e sim, refeitas na totalidade da estrutura.

As travessias podem ter apenas uma ponte construída, como em Paulo Lopes (sobre o rio Cova Triste, km 260,2). Já no km 380 em Içara, há quatro pontes liberadas ao tráfego de veículos – sendo três construídas (duas em vias laterais e uma na pista de sentido Norte-Sul) e uma adequada. No trecho gaúcho da duplicação não foram construídas pontes em vias laterais, pois a maioria das travessias urbanas não têm rios próximos delas.

Por extensão de pistas, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna/SC, é a maior da duplicação, com 2.830 metros de comprimento. A segunda maior travessia é das pontes sobre o Rio Tubarão, com 340 metros cada. A travessia do Rio Cubatão, em Palhoça, é a terceira maior, com 298 metros, seguidas pelas pontes do Rio Três Forquilhas – a maior do trecho gaúcho, com 328,9 metros e, em quinto, as pontes do Rio Massiambu, também em Palhoça, com 217,5 metros cada uma.

O trecho com o maior número de travessias também está em Santa Catarina, entre os municípios de Palhoça a Imbituba, com 24 estruturas concluídas (doze novas e doze alargadas e reforçadas). No Extremo-Sul, entre Laguna a Araranguá, 20 pontes estão liberadas, integrando os Lotes 02 (ponte Anita Garibaldi), 25, 34 e 35 de obras de arte especiais (OAEs), sendo que a nova ponte do Rio Tubarão pertence a lote único. Outras quatro estruturas estão liberadas no Rio da Laje, em Sombrio, no km 437.

De todos os lotes de duplicação, o segmento no Lote 28, entre Criciúma a Araranguá, é o único a não ter pontes construídas ou adequadas. No lote de obras complementares, que serão executadas entre o km 300 (Laguna) ao km 358 (Sangão), está projetada nova ponte sobre o Rio Capivari, no km 329, para abrigar o fluxo de veículos em via lateral, a ser construída e também a adequação da ponte pertencente ao traçado antigo (lado esquerdo).

Como funciona a adequação – Para o alargamento e reforço da estrutura e a construção das muretas de proteção nas pontes antigas, é necessário que as novas estejam totalmente concluídas. Todos os pilares de pontes adequadas passam por reforço, para receber a nova carga da BR-101. Com a fundação finalizada, os trabalhos passam a ser executados sobre a pista, que tem todo o pavimento retirado, recebendo nova camada de concreto e asfalto. As proteções laterais antigas são retiradas, a pista é alargada, passando a ter 10,2 metros de largura, como em todos os trechos duplicados. Depois, são construídas as proteções de concreto laterais, conhecidas como guarda-rodas, instalada a sinalização vertical e horizontal e, enfim, liberado ao fluxo de veículos.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Dnit/SC

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