Fetrancesc participa de campanha de Elevação da Escolaridade

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc participa de campanha de Elevação da Escolaridade

Fetrancesc participa de campanha de Elevação da Escolaridade

Ari Rabaiolli, na reunião do Conselho de Governaça do Movimento SC pela Educação – Foto Pedro Waldrich (Fiesc)

Foi lançada nesta quinta-feira, 27, em Blumenau, a campanha estadual de Elevação da Escolaridade, que tem como objetivo escolarizar catarinenses que ainda não concluíram a educação básica. A iniciativa do Movimento SC pela Educação é inédita no País e reúne a FIESC, a Fetrancesc, a Fecomércio, e a Faesc, em conjunto com a Undime-SC e a Secretaria Estadual de Educação para a oferta em rede de educação para jovens e adultos.

Segundo dados apresentados pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, existem 725 mil trabalhadores catarinenses que ainda não concluíram a educação básica. Ele lembrou ainda que em 2017, de janeiro a maio, do total de novas vagas criadas no Estado, 20.157 foram ocupadas por pessoas com escolaridade básica completa e apenas 2.572 com escolaridade básica incompleta. “Os números confirmam que os trabalhadores qualificados são os últimos a serem desligados e os primeiros a serem admitidos quando a economia volta a aquecer”, destacou Côrte.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, participou do evento e reforçou a tese de que com educação melhora a condição socioeconômica do catarinense. Ele acrescentou que uma ação como essa contribuirá para superar um dos principais entraves do setor de transportes. “Vamos incentivar os trabalhadores a completar sua formação, estimulando que eles façam graduação e pós-graduação”, disse.

Rabaiolli lembrou ainda das dificuldades encontradas para selecionar profissionais para o setor devido a escolaridade. “Nós, do transporte, temos dificuldade muito grande ao fazer o processo seletivo de encontrar pessoas já qualificadas, mesmo com a crise. Conseguimos admitir mesmo não tendo os pré-requisitos, mas com o acordo de que frequentem a sala de aula”, revelou.

Acesso facilitado aos cursos – As entidades envolvidas assinaram termo de cooperação oficializando a parceria para ampliar a oferta de educação de jovens e adultos no Estados. “A assinatura desse termo marca um momento histórico para a educação de jovens e adultos de Santa Catarina. É por meio de iniciativas como esta que alcançaremos resultados mais favoráveis”, afirmou o presidente da FIESC. A partir de uma plataforma de geolocalização disponível no site www.scpelaeducacao.com.br, será possível a qualquer estudante encontrar a escola de educação de jovens e adultos mais próxima. Todas as escolas ofertantes serão indicadas nessa plataforma. São oferecidos cursos em 201 municípios, somando 421 estabelecimentos em que as aulas são realizadas.

A campanha foi lançada durante o Seminário “Educação de Jovens e Adultos: construindo um ecossistema para uma atuação em rede”. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2015, Santa Catarina possui mais de 2,2 milhões de trabalhadores formais e 724,8 mil deles não concluíram a educação básica (33%). A volta aos bancos escolares ainda é um desafio no Estado, que registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. Só na indústria, um terço dos trabalhadores tem entre 15 e 29 anos.

Conselho de Governança – Integrantes do Conselho de Governaça do Movimento SC pela Educação reuniram-se pela manhã para analisar iniciativas em andamento. Entre os temas abordados, eles conheceram o projeto de formação de professores da rede pública e do Sistema S voltado à Educação Integral para o Século XXI, uma parceria da FIESC com o Instituto Ayrton Senna (IAS), a Fecomércio e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Com informações da Ass. de Imprensa da Fiesc

Compartilhe este post