Nota de esclarecimento: RNTRC não identifica tipo de carga transportada

  1. Início
  2. Notícias
  3. Nota de esclarecimento: RNTRC não identifica tipo de carga transportada

Nota de esclarecimento: RNTRC não identifica tipo de carga transportada

A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) esclarece que não há identificação do tipo de carga transportada por meio do adesivo do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). A informação foi divulgada por um áudio nas principais redes sociais utilizadas no país e alarmou a categoria. No entanto, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) já afirmou se tratar de uma inverdade.

De acordo com o relato do áudio, por meio de um aplicativo seria possível fazer a leitura do código do adesivo do RNTRC e, então, identificar o tipo de mercadoria transportada. A ferramenta, ainda conforme a declaração, seria utilizada por quadrilhas especializadas em roubo de cargas.

A Fetrancesc esclareceu junto à ANTT, à Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina (PRF/SC) e à Evo, empresa que administra o sistema Sitcarga, o assunto e recebeu a confirmação de que o relato é inverídico. Os órgãos tranquilizam o setor, reiterando que nenhuma informação neste sentido pode ser identificada por meio da leitura do código do adesivo. Ao contrário, o dado somente pode ser obtido por meio da nota fiscal da carga.

Compartilhe este post