NOTA DE REPÚDIO – A Fetrancesc é contrária ao aumento de impostos sobre os combustíveis

  1. Início
  2. Notícias
  3. NOTA DE REPÚDIO – A Fetrancesc é contrária ao aumento de impostos sobre os combustíveis

NOTA DE REPÚDIO – A Fetrancesc é contrária ao aumento de impostos sobre os combustíveis

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) repudia o aumento de cerca de 100% do PIS/Cofins sobre os combustíveis anunciado pelo Governo Federal no último dia 21 de julho, impactando diretamente os custos do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Este aumento de impostos sobre o diesel eleva em torno de 4% sobre os custos do TRC, com reflexos imediatos no preço do frete e, consequentemente, no valor dos alimentos e de todos os produtos consumidos pela população brasileira.

A decisão decepcionou o setor, sobretudo a sociedade como um todo, e acendeu uma alerta na classe produtiva, que acredita que o Governo vai se sentir à vontade para subir outros tributos. A elevação da carga tributária não poderia ser realizada em pior momento para o setor de transportes em todos os modais.

Os aumentos sucessivos da carga tributária comprometerão ainda mais o desempenho do TRC, que responde por mais de 60% da movimentação de bens e produtos no Brasil. Além do impacto sobre o preço do frete, há o risco de novas demissões de trabalhadores do setor que também já vem sofrendo há muitos anos com a insegurança jurídica da legislação por conta do acúmulo de passivos trabalhistas.

Em vez de aumentar impostos, o Governo precisa buscar novas receitas por meio de concessões e privatizações, além de investir em infraestrutura e prosseguir na modernização do Estado reduzindo o custo da máquina administrativa.

Ari Rabaiolli
Presidente da Fetrancesc

Compartilhe este post