Reúso permite o reaproveitamento de 80% da água utilizada na lavagem de ônibus

  1. Início
  2. Notícias
  3. Reúso permite o reaproveitamento de 80% da água utilizada na lavagem de ônibus

Reúso permite o reaproveitamento de 80% da água utilizada na lavagem de ônibus

A Confederação Nacional de Transporte (CNT) realizou entre 6 de dezembro de 2016 e 19 de janeiro deste ano a Sondagem CNT de Gestão Hídrica na qual apontou que investir em reaproveitamento de água na lavagem de ônibus representa uma grande economia para as empresas e para o meio ambiente. Conforme a CNT, a tecnologia atual de reúso permite o reaproveitamento de aproximadamente 80% da água utilizada na lavagem de ônibus urbanos e rodoviários.

A frota brasileira é composta de mais de 180 mil ônibus. A cada lavagem de toda a frota, são utilizados aproximadamente 63 milhões de litros de água. De acordo com a CNT, os sistemas de reúso já implantados nas empresas geram uma economia de 32 milhões de litros de água (50,6% do total gasto) a cada ciclo de lavagem de todos os ônibus. Essa economia corresponde ao consumo diário de uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes, como, por exemplo, Cabo Frio (RJ), considerando o gasto médio de 154 litros por habitante por dia.

Pelos cálculos da Confederação, se todas as empresas de transporte de passageiros adotarem o reúso, a economia de água poderá chegar a 51 milhões de litros a cada ciclo de lavagem de toda a frota – o que corresponde ao consumo diário de uma cidade como Olinda (PE).

Cabe destacar que a economia atual (32 milhões de litros por ciclo de lavagem) já corresponde a 63,3% do total de economia que seria possível (51 milhões de litros) na lavagem de ônibus, caso todas as empresas brasileiras implementassem sistemas de reúso.

“Neste momento, em que a escassez de água é uma preocupação global e quando algumas cidades brasileiras passam por racionamento, as empresas de transporte de passageiros por ônibus já mostram significativo comprometimento com o uso racional da água”, disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

A Confederação criou um manual técnico e um simulador que vão orientar as empresas de transporte de passageiros por ônibus urbanos e rodoviários a reduzir ainda mais o consumo de água nas garagens.

As transportadoras interessadas em reduzir o consumo desse recurso poderão utilizar o Simulador CNT de Reúso de Água e também estimar os investimentos necessários e o retorno financeiro resultante dessa implantação.
Ações do Despoluir

Os novos estudos compõem as ações do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT há dez anos (desde julho de 2007). Esses trabalhos têm o intuito de promover o desenvolvimento sustentável no setor de transporte e fazem parte do projeto “Aprimoramento da Gestão Ambiental nas Empresas, Garagens e Terminais de Transporte.

Dados

Sistemas de tratamento e reúso de água:

• 64,1% possuem sistemas de tratamento de água (que, em geral, retiram óleos, graxas e sólidos em suspensão).

• 49% possuem tratamento de água e a reúsam. Desses 49%, praticamente todos utilizam recurso de pós-tratamento na lavagem de veículos.

• Em média, as garagens reutilizam 79,6% do volume de água tratada.

• Entre aquelas empresas que não têm sistemas de reúso implementados, a maioria (58%) tem interesse em investir na reutilização do recurso.
Lavagem de ônibus:

• Em 85,9% dos casos, a lavagem de ônibus é realizada pela própria empresa. O serviço é terceirizado em apenas 14,1% dos casos.

• O principal método de lavagem da parte interna dos ônibus é o manual (84,7%), e o principal método de lavagem da parte externa é o uso de sistema automático de rolos (70,7%).

Principais fontes de obtenção do recurso hídrico:

• 64,1%: utilizam água fornecida por concessionária.
• 55,6%: utilizam poços artesianos.
• 28,9%: utilizam água da chuva.

Programa Despoluir:

• 70,8% conhecem o programa e as suas ações pela sustentabilidade no setor transportador.
• Do total dos participantes atendidos pelo Despoluir, 93,9% avaliam que o programa é ótimo ou bom.
• 80,9% das empresas adotam ações de combate ao desperdício de água, como realização de campanhas de educação dos funcionários.

 

Com informações da Agência CNT de Notícias

Compartilhe este post