SC pela Educação: Federações empresariais atuarão em rede para oferta de cursos de educação básica

  1. Início
  2. Notícias
  3. SC pela Educação: Federações empresariais atuarão em rede para oferta de cursos de educação básica

SC pela Educação: Federações empresariais atuarão em rede para oferta de cursos de educação básica

As federações dos transportes (Fetrancesc), da indústria (Fiesc), do comério (Fecomércio) e da agricultura (Faesc), em conjunto com a Undime/SC e com a Secretaria Estadual de Educação, somam esforços para elevar a escolaridade do trabalhador no Estado. A partir de uma plataforma de geolocalização, as entidades criaram um ecossistema no qual será possível a qualquer estudante encontrar a escola de educação jovens e adultos mais próxima. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015, Santa Catarina possui mais de 2,2 milhões trabalhadores formais e 724,8 mil deles ainda não concluíram a educação básica (33%).

Além de apresentar a plataforma de geolocalização, que estará disponível no site www.scpelaeducacao.com.br, as federações lançam no dia 27 de julho campanha estadual para sensibilizar seus trabalhadores para a elevação da escolaridade. A campanha prevê inserções em rádios, outdoors e material de divulgação como flyers e anúncios e será apresentada durante o seminário “Educação de Jovens e Adultos: construindo um ecossistema para uma atuação em rede”, em Blumenau. O evento contará com a participação do especialista Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA. Inscrição e mais informações aqui.

A volta aos bancos escolares ainda é um desafio no Estado, que registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. De acordo com o último censo escolar do Ministério da Educação (2016), 64.220 pesssoas frequentavam os cursos de EJA em Santa Catarina. A capilaridade dos ofertantes é ampla, atingindo 201 municípios e somando 421 estabelecimentos para a realização das aulas.

Compartilhe este post