SEST SENAT: 24 anos a serviço do trabalhador do transporte

  1. Início
  2. Notícias
  3. SEST SENAT: 24 anos a serviço do trabalhador do transporte

SEST SENAT: 24 anos a serviço do trabalhador do transporte

O SEST SENAT completa nesta quinta-feira (14), 24 anos de existência. Criado pela Lei 8.706, de 14 de setembro de 1993 -, é organizado e dirigido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e tem como objetivos a capacitação profissional e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do transporte. A instituição tem se notabilizado por desenvolver ações e projetos, em suas 145 Unidades Operacionais, espalhadas por todas as regiões do Brasil. Em Santa Catarina são 11 unidades e tem o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, como presidente do Conselho Regional de Santa Catarina.

Os números mostram os investimentos em formação e atualização do SEST SENAT. O SEST tem estabelecido três grandes programas: Assistência à Saúde, Educação para a Saúde e Esporte; Lazer e Cultura para promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do transporte e de seus dependentes. Em números globais, o SEST realizou no ano passado, mais de 5,6 milhões de atendimentos nestes três programas. Para se ter uma ideia, em 2016, foram 475.989 atendimentos em consultas de fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. E mais de 1 milhão de atendimentos odontológicos.

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que completa dez anos este ano e que busca a disseminação de boas práticas no setor de transporte realizou em 2016 mais de 328 mil avaliações veiculares ambientais junto a aproximadamente 8.000 transportadores de todo o Brasil, com média de 80% de aprovação dos veículos aferidos.

O SEST ainda possui projetos como o PROTEGER (Projeto de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) que contribuiu para o combate da exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas. Outros projetos de resultados grandiosos são o Transportando Saúde nas Cidades, Comandos de Saúde nas Rodovias e o Saúde nos Portos.

Na área de esporte e lazer estão a Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society: realizada entre os meses de março a outubro, que conta com 100% de participação de trabalhadores do setor do transporte. O Circuito SEST SENAT de Caminhada e Corrida de Rua: o projeto que envolve as modalidades de caminhada e corrida. Este ano estará em Criciúma e Florianópolis. Além dos Polos Olímpicos que promoveu o reconhecimento e o desenvolvimento de novos talentos olímpicos por meio do esporte de alto rendimento. Em 2016, foram 1.186 atletas inscritos em modalidades olímpicas, como atletismo, basquete, vôlei, ciclismo, futebol, natação, tênis de mesa e judô/taekwondoo.

Já o SENAT, em números globais, registrou 1.134.114 capacitações em 2016. Sendo 610.651 em cursos presenciais; 104.048 nos cursos a Distância e 419.505 nas Campanhas e Palestras. Juntos, os programas contribuíram para garantir formação, qualificação, atualização e aperfeiçoamento de trabalhadores para desempenhar diferentes ocupações no mercado de trabalho, alcançando um total de aproximadamente 34,5 milhões horas de capacitação. “É nossa preocupação constante que os trabalhadores estejam aptos a um mercado que, mais do que nunca, demanda profissionais qualificados para atuar nas diversas funções da atividade transportadora”, disse o presidente do CRSC, Ari Rabaiolli.

Um exemplo disso foi o lançamento do Simulador Híbrido de Direção, que utiliza tecnologia de ponta na capacitação de motoristas de caminhão e de ônibus. Em Santa Catarina existem dois: um na unidade de Florianópolis e outro em Chapecó.

Com o objetivo de favorecer a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho, por meio do financiamento de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) na categoria “B” foi executado o projeto Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social. Em 2016, foram 50.117 candidatos convocados pelas 95 Unidades Operacionais participantes. Já no projeto Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas, onde 8.520 beneficiários aderiram ao projeto e iniciaram participação nas etapas necessárias para realizar a mudança da categoria da CNH.

A oferta de cursos de aprendizagem profissional também é priorizada pelo SEST SENAT de modo a contribuir para a profissionalização de jovens aprendizes e para o cumprimento da legislação por parte das empresas do transporte. Um total de 18.355 jovens, com idades entre 14 e 24 anos, foram formados em 81 Unidades Operacionais do SEST SENAT em 2016.

Para capacitar gestores e executivos das empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios foi ofertada, em parceria com o ITL – Instituto de Transporte e Logística, a Especialização em Gestão de Negócios. Florianópolis tem uma turma em andamento.

Compartilhe este post