SEST SENAT Blumenau levará atendimentos de saúde a trabalhadores de transporte em Brusque

  1. Início
  2. Notícias
  3. SEST SENAT Blumenau levará atendimentos de saúde a trabalhadores de transporte em Brusque

SEST SENAT Blumenau levará atendimentos de saúde a trabalhadores de transporte em Brusque

Para oferecer melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte e assim contribuir para um trânsito mais seguro, o SEST SENAT Blumenau realiza uma ação com atendimentos gratuitos de saúde para os trabalhadores de transporte coletivo de passageiros de Brusque. A iniciativa, que será realizada no dia 30 de agosto na empresa Santa Luzia, faz parte do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes – Etapa Transportando Saúde nas Cidades.

Durante a ação, que começa às 08 horas e segue até às 15 horas, os trabalhadores receberão dicas nutricionais, fisioterapeutica com foco na prevenção de doenças da coluna, orientação odontológica e orientação psicológica abordando os riscos do uso de álcool e drogas. Serão ofertadas ainda aferição de pressão arterial, teste de glicose e avaliação física. Haverá também formação de grupos de conversação sobre direção defensiva e disponibilização de lanches e frutas, alem de brindes e camisetas aos colaboradores.

Levantamento realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre o perfil dos motoristas de ônibus mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. De acordo com a pesquisa, 70,2% dos motoristas estão acima do peso. O que pode ser relacionado com dados levantados a respeito de suas rotinas: 14,7% não têm local certo de fazer refeições; 38,6% não realizam exercícios físicos atualmente e 13% nunca praticaram. Apenas 27,3% afirmaram praticar atividades físicas em três dias ou mais na semana.

Os trabalhadores serão orientados quanto às ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvidas dentro do projeto Proteção do SEST SENAT. O objetivo é despertar nesses profissionais um olhar crítico sobre a temática e incentivá-los a se tornarem agentes de proteção social na redução desse tipo de crime.

Além de Blumenau, a ação também acontece em Boa Vista (RR), Macapá (AP), Fortaleza (CE), São Luis (MA), João pessoa (PB), Aracaju (SE), Recife (PE), Simões Filho (BA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Serra (ES), Rio de Janeiro (RJ), Rio Claro (SP), Curitiba (PR), e Santa Maria (RS).

Até o fim do ano, a ação ainda atenderá os motoristas de táxi e caminhoneiros. Ao todo, 54 cidades receberão o evento. No ano passado, foram realizados 16 mil atendimentos.

Compartilhe este post