SEST SENAT SC participa da 1ª Feira de Aprendizagem Profissional

  1. Início
  2. Notícias
  3. SEST SENAT SC participa da 1ª Feira de Aprendizagem Profissional

SEST SENAT SC participa da 1ª Feira de Aprendizagem Profissional

Cinco unidades do SEST SENAT em Santa Catarina participaram nesta terça e quarta-feira, da 1ª Feira de Aprendizagem Profissional. O evento objetivou sensibilizar e estimular órgãos públicos, sociedade civil e especialmente empresas dos mais diversos ramos e segmentos de atividades sobre o tema Aprendizagem Profissional por meio da Lei Federal 10.097/2000. As Feiras ocorreram simultaneamente em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages. Cerca de 2.400 empresas participaram do evento.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da região de Florianópolis (Sindicargas) e membro do Conselho Fiscal da Fetrancesc, Ruy Gobbi, participou do evento representando o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli. “O Jovem Aprendiz dá um caminho de profissionalização ao jovem”, comentou Gobbi, que visitou o estande do SEST SENAT na Feira.

Segundo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina,
Marcelo Goss Neves, a realização das Feiras faz aproximar os empregadores dos jovens, por meio das instituições do Sistema S, entre eles o SEST SENAT, e das instituições que promovem a aprendizagem dos jovens. “Temos que construir o jovem para ser um trabalhador profissional”, disse.

O promotor de Justiça, Marcelo Wegner, do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) ressaltou que os empresários devem ter um espírito de acolhida. “Não é fácil para o empresário que paga imposto, a situação caótica econômica no país, mas é necessário acolher os jovens”, afirmou.

Após a realização dos eventos, as fiscalizações serão intensificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTb-SC) para que seja avaliado o cumprimento da Lei pelas empresas que são obrigadas a contratar os aprendizes.

Compartilhe este post