Sustentabilidade: Coopercarga participa da criação da Cooluz

  1. Início
  2. Notícias
  3. Sustentabilidade: Coopercarga participa da criação da Cooluz

Sustentabilidade: Coopercarga participa da criação da Cooluz

Intercooperação e sustentabilidade. É com estas duas palavras que pode ser resumida a Cooperativa de Geração de Energia Fotovoltaica (Cooluz), criada em parceria com outras cooperativas de Concórdia.

Fundada oficialmente em julho, ela nasceu com o objetivo principal de contribuir com a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, com a sustentabilidade e, consequentemente, buscar economia para todos os seus cooperados. Na prática, a Cooluz atuará em benefício de seus associados e da comunidade através da instalação de painéis solares que produzirão energia elétrica (energia fotovoltaica).

O presidente da Coopercarga, Osni Roman, agora também presidente da Cooluz, diz que a fundação desta cooperativa vem ao encontro de outras ações que já são feitas em nosso país e que farão a diferença para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta. “Cada pequeno gesto se torna grande se todos fizermos juntos e tivermos o mesmo objetivo. Para fazer a nossa parte, basta um passo”, afirmou.
O presidente ressalta, ainda, que a adesão à Cooluz é livre, sendo que qualquer pessoa física ou empresa, sendo ela do setor cooperativo ou não, pode fazer parte do grupo de associados. “A Coopercarga já é associada e tem orgulho de poder ser embaixadora dessa cooperativa de energia, divulgando o seu propósito e auxiliando na captação de novos associados”, completou Osni.

A criação da Cooluz também vem ao encontro das iniciativas sustentáveis sempre priorizadas pela Coopercarga, que tem entre suas maiores preocupações contribuir efetivamente com o cuidado ao meio ambiente. Isso comprova-se pelas ações já desenvolvidas dentro da cooperativa com este foco, entre elas: economia de energia elétrica e água, descarte correto e separação dos resíduos, idade média e cuidado com a manutenção dos veículos dos cooperados, bem como processos e procedimentos regulamentados pelo sistema de gestão ambiental ISO 14.001, conquistado ainda em 2015 pela cooperativa.

Como se associar – Para se associar à Cooluz, basta ter sua unidade consumidora ligada à concessionária de energia Celesc, independente do local onde esteja situado. Mais informações sobre o funcionamento desta cooperativa podem ser obtidas entrando em contato através do telefone (49) 3301-7061 ou (49) 99918-7159, com Jackson Altenhofen.

Saiba mais sobre a energia fotovoltaica – A energia fotovoltaica é produzida a partir de luz solar e que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Na prática, para que ocorra a produção de energia, painéis solares reagem com a luz do sol e, após algumas etapas, produzem a eletricidade. Estes painéis são conectados uns aos outros e, então, conectados a um inversor solar, que converterá a energia solar em elétrica e distribuirá, através da concessionária de energia, que, no caso de Santa Catarina, é a Celesc, para a casa ou para a empresa de seus associados. Esta energia solar pode ser usada para TVs, aparelhos de som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, enfim, tudo aquilo que necessitar de energia elétrica e estiver conectado em uma tomada. Já a redução efetiva da conta de luz se dará através de créditos (em kWh) na fatura, já que o excesso de energia vai para a rede da distribuidora.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos. Normalmente, a energia solar gera uma economia de em torno de 70%. Após algum tempo, que, em média, é de sete anos, o investimento acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos.

Compartilhe este post