SEST SENAT

SEST SENAT

Elevação do nível de qualificação e promoção de serviços sociais

Organizações com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativo, pertencentes ao Sistema S, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) foi criado em 1993. As entidades têm a finalidade de atender às demandas profissionais e sociais do transporte no Brasil, além de elevar a qualidade de vida dos trabalhadores, suas famílias e comunidade.

Aliado ao interesse da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de aumentar a abrangência e atuação do SEST SENAT no território nacional, os empresários de Santa Catarina constataram a necessidade de elevar o nível de qualificação, bem como de promover a formação profissional e oferecer serviços sociais aos seus funcionários.

O SEST SENAT Santa Catarina foi idealizado pelo empresário Rogério Benvenutti, então presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Itajaí (Seveículos), que apresentou o projeto ao presidente da Fetrancesc à época, Jorge Trilha. A ideia chegou à CNT no mesmo ano, que aprovou a instalação de cinco Unidades no Estado: o Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada (Pate) de Itajaí (maio/1997); o Pate de Lages (julho/1997); o Pate de Criciúma (agosto/1997); o Pate de Concórdia (março/1998); e o Centro Assistencial e Profissional Integrado dos Trabalhadores em Transporte (Capit) de Florianópolis (março/1998).

O programa de expansão do SEST SENAT em Santa Catarina iniciou em 2005, com a ampliação do Pate para Capit de Criciúma em 2007, abertura do Pate de Videira no mesmo ano, e em Blumenau e Rio Negrinho em 2008.

Hoje Santa Catarina tem 11 Unidades do SEST SENAT, com tipologias estruturais mais modernas, cujos modelos são B e D. As Unidades com tipologia B estão localizadas em Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Criciúma, enquanto as D ficam nas cidades de Catanduvas, Concórdia, Itajaí, Lages, Videira, Rio Negrinho e Três Barras.

As Unidades de Itajaí, Concórdia e Lages estão em fase de modernização e passarão a contar com estruturas com modelo C, bem como em Joinville, cujo projeto está em fase de finalização para a construção da primeira estrutura do SEST SENAT.

Missão
Desenvolver e disseminar a cultura de transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, bem como a formação para a qualificação de novos profissionais para a eficiência e eficácia dos serviços a serem prestados a sociedade