Sobre

A defesa do presente e futuro do transporte

Uma entidade forte para a defesa do presente e do futuro do transporte de cargas de Santa Catarina. Esta era a necessidade do setor que motivou empresários a se unirem para fundar uma Federação representativa. A proposta inicial era de uma Federação da Região Sul, que tivesse a participação de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Depois, no entanto, cada Estado decidiu contar com a sua própria entidade.

A Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) foi fundada em 21 de outubro de 1987, graças à união de esforços dos empresários Edgar Thomsem, Pedro Rogério Garcia, Paulo Duarte e Silva, José Afonso da Silva Darella e Paulo Roberto Ávila.

Em 23 de março de 2007, o Conselho de Representantes da entidade decidiu também defender o segmento de logística. Foi quando o nome da Fetrancesc mudou para Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina.

Desde os primeiros anos de atuação, a Fetrancesc difundiu a importância do transporte para o desenvolvimento do Brasil. Mostrou, ainda, a capacidade de mobilizar, integrar e unir os representantes do segmento em defesa de ideais e projetos que significaram o crescimento do setor.

A entidade também atua na inovação de conceitos do transporte de carga, da importância do segmento na cadeira produtiva do País, na inserção do setor nos debates e decisões tomadas tanto em níveis governamentais, quanto de entidades empresariais e sociedade civil. Além disso, a Fetrancesc se preocupa com a educação, seja na elevação do nível de escolaridade, formação de novos profissionais ou, ainda, na qualificação de quem já está no mercado de trabalho.

A estrutura da Fetrancesc se divide em dois níveis: o Executivo, composto pela Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Superior; e o Deliberativo, formado pelo Conselho de Representantes.