Você ainda não faz gerenciamento de pneus na sua frota? Aqui estão 4 prejuízos e danos que a sua frota está sofrendo por isso.
Você já sabe de uma coisa: a frota de veículos de carga exige uma gestão rigorosa e eficiente. Mas, você tem consciência dos prejuízos que a falta de cuidados traz?
Mais especificamente falando do gerenciamento de pneus, um dos principais fatores na frota:
Os pneus dão margem para que o veículo funcione apropriadamente e tenha um bom desempenho nas viagens de transporte. Por isso, torna-se vital garantir a conservação dessas peças.
Como fazer isso? Temos algumas dicas, sim. Mas, antes, vamos esclarecer o que acontece se ocorrer o desprovimento de cuidados com pneus.
Consumo de combustível
Existe uma relação direta entre o controle de pneus e o consumo de combustível. Para explicar melhor, vamos fazer uma situação prática:
Por falta de monitoramento (e até mesmo de organização, em alguns casos), a inspeção dos pneus não foi realizada e o veículo partiu para viagem sem realizar a calibragem correta.
Por estar abaixo do recomendado, os pneus estão murchos e apresentam maior contato com a superfície. Assim, o veículo precisa realizar uma força maior para se movimentar.
Consequentemente, aumentando o gasto de combustível.
E este é apenas um dos cenários prováveis de acontecer pela falta de gerenciamento de pneus.
Portanto, busque criar uma rotina de controle e oriente seus motoristas e colaboradores a cumprirem com um cronograma, atribuindo as tarefas necessárias para cada um.
Segurança do veículo
O caso da calibragem incorreta também acarreta acidentes na estrada e problemas como aquaplanagem ou soltamento da roda do pneu.
Além destes, quando o pneu está muito desgastado, há o risco de derrapamentos e desequilíbrio no veículo. Ou seja, as chances de acidentes na estrada aumentam consideravelmente.
Isso coloca a segurança de todos em risco, até mesmo dos viajantes que não tem relação nenhuma com a sua frota.
Descartes antecipados de carcaça
Quando falta o gerenciamento de pneus na gestão de frotas, o que acontece é uma perda precoce desses. Afinal, você não tem a visualização das condições dos pneus e, muito menos, você não sabe o que está causando os problemas e como resolvê-los.
Sabe o que isso significa? Que você está desperdiçando dinheiro.
A maneira mais fácil de economizar e aumentar a durabilidade dos pneus é realizando o controle correto e eficiente das peças. Isto é, mantendo um cronograma de inspeções, calibrando com frequência e na pressão correta, tendo um estilo de direção defensivo e econômico, e assim por diante.
Maior tempo em consertos
Apesar de estarem diretamente conectados apenas a alguns sistemas, como o de frenagem, os pneus têm influência direta em todo o veículo.
Quando estão com a pressão incorreta, os freios perdem sua eficiência e a força que o motorista faz pode gerar danos nos pedais.
No mesmo sentido, o balanço e equilíbrio do veículo ficam prejudicados com os danos na carcaça. Por isso, diversas peças e demais componentes dos meios de transporte de carga sofrem danos e quebras desnecessárias.
Resolva os seus problemas com o gerenciamento de pneus
Para evitar esses prejuízos é simples: você precisa de um método de gestão de pneus. Seja por meio de planilhas ou de um software, o melhor a se fazer é garantir o controle e, igualmente, o histórico de dados.
O motivo disto é que os dados auxiliam para entender a origem de problemas recorrentes e encontrar as melhores soluções.
Caso opte por uma solução digital, terá mais agilidade e precisão nas informações coletadas. As vantagens incluem ainda a criação de relatórios automáticos e a abertura de ordens de serviço quando houver problemas.
Uma solução tecnológica e certeira para a sua frota é o Prolog.
Conheça a nossa Gestão de Pneus.
Fonte: Prolog