Extintor de incêndio terá novo modelo a partir de 2005

Extintor de incêndio terá novo modelo a partir de 2005

Brasília, 12.7.04 – A partir do ano que vem, os veículos vão sair das fabricas com um novo modelo de extintor de incêndio e os que estão em circulação terão até 2009 para fazer a troca. A mudança foi aprovada pela Câmara Temática de Assuntos Veiculares e regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da resolução 157/04.
Os extintores em uso são capazes de eliminar um princípio de incêndio ocasionado por combustíveis líquidos, como óleo e gasolina, e materiais elétricos energizados, como bateria e fiação elétrica. O novo modelo, batizado de ABC, foi desenvolvido para apagar sinistros provenientes de materiais sólidos, como os revestimentos, estofamento, pneus e tapetes.
A utilização do extintor tipo ABC está prevista para 1º de janeiro de 2005, quando todos os veículos automotores deverão sair de fábrica equipados com esse tipo de extintor, fabricado com carga de pó. Já o extintor de pó dos veículos em circulação poderá ser substituído pelo de carga de pó ABC, voluntariamente, ou segundo um programa de substituição a vigorar entre 2005 e 2009, à medida que for expirando a validade do teste hidrostático. Esse novo modelo tem garantia de cinco anos e não será recondicionado. Fonte: AN

Compartilhe este post