Em um ano 7.500 mil veículos devem ser aferidos pelo Despoluir em Santa Catarina

  1. Início
  2. Notícias
  3. Em um ano 7.500 mil veículos devem ser aferidos pelo Despoluir em Santa Catarina

Em um ano 7.500 mil veículos devem ser aferidos pelo Despoluir em Santa Catarina

Florianópolis, 19.10.07 ? O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, lançado esta manhã pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), pretende fazer a aferição da opacidade da fumaça e o nível da emissão de poluentes de 7.500 caminhões por ano. A informação é do presidente da Federação, Pedro Lopes. Além disso, o Programa deverá servir de modelo para projeto maior para Santa Catarina. Lopes recebeu o convite do deputado Renato Hinnig para apresentar o Despoluir na Assembléia Legislativa.
Participaram da cerimônia, representantes dos órgãos ambientais, das polícias, de órgãos de transporte, diretores da Federação e transportadores. Eles assistiram a uma exposição sobre o Despoluir feita pela coordenadora de Projetos Especiais da CNT, Marilei Menezes. Ela destacou como vem ocorrendo a implantação do Programa, que foi lançado nacionalmente no dia 18 de julho. Ressaltou que o objetivo é promover o engajamento das empresas de transporte, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade nas questões ambientais. O desenvolvimento será através das federações, dos sindicatos, das empresas e dos profissionais.
O Despoluir faz parte da estratégia de contribuir para o combate ao aquecimento global. O Brasil ocupa o 5º lugar na emissão de CO2 (dióxido de carbono, com 5,39%. Do volume total. I primeiro lugar é dos Estados Unidos. No Brasil, o fator que mais contribui para emissão de gases poluentes é a mudança do uso da terra com as queimadas e desmatamentos para a agropecuária, uso de agrotóxicos, entre outros. Esses fatores são responsáveis por 85% da material tóxico jogado na atmosfera. Em segundo lugar está o transporte, essencialmente por causa da queima de combustíveis fosseis, com 9% das emissões e seguido da indústria com 7%.
No Brasil, a frota total de veículos é de 46 milhões de unidades, sendo 2 milhões de caminhões e 560 mil ônibus. Em Santa Catarina, os veículos de carga são cerca de 198 mil, de acordo com dados do Detran. E a primeira etapa do Despoluir é justamente com os caminhões.
A Fetrancesc terá três veículos, um que atuará no Oeste, Extremo-oeste, Meio Oeste e Serra. Outro ficará no Norte, no Vale e Planalto Norte e o terceiro na Grande Florianópolis e Sul do Estado. As empresas de transporte os caminhoneiros autônomos precisam agendar a visita da unidade móvel, que fará a aferição do veículo, Nos casos em que a fumaça compromete a qualidade do ar.
O proprietário do caminhão será notificado pela coordenação do Programa para fazer os ajustes e nova aferição. Outra medida anunciada pelo presidente da Fetrancesc é a apresentação do Despoluir aos alunos/motoristas do Sest Senat. Com esse trabalho de educação, os condutores de veículos pesados terão, conhecimento s obre a importância do papel deles nesse projeto, pois além do uso racional de combustível, precisam cuidar do veículo para esteja sempre com a manutenção em dia.
E mais. usar energias limpas como o biocombustível. Os profissionais do volante também serão multiplicadores de informação e fiscais de danos ao meio ambiente. Qualquer problema como queimadas, extração e transporte ilegal de madeira, tráfico de animais, entre outros, o motorista deve ligar para o 0800 7282891, criado pela CNT para contribuir com a redução da degradação ambiental. O empresário do transporte também é fundamental no controle da frota, na gestão ambiental dentro da transportadora, no incentivo a adesão de seus funcionários, entre outras ações.
O Despoluir em Santa Catarina deve ainda ter outros desdobramentos. Uma proposta que surgiu durante o lançamento, que ainda deve ser discutida entre entidades e órgão ambientais, é a de realizar vistoria obrigatória da emissão de poluentes para os veículos mais antigos, com mais de 20 anos.
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e as Federações já começaram o incentivo ao uso de diesel com a mistura de 2% de biodiesel no antes mesmo de 2008. Já existem casos no Brasil que a adição desse combustível chega a 20%. Uma das metas do Despoluir é reduzir a emissão de dióxido de carbônico (CO2) na atmosfera em cerca de 3,5 milhões de toneladas e 76 mil toneladas de fuligem em cinco anos.
Para o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, o Despoluir pretende ?engajar os empresários do setor dos transportes, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio-ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.? Com o Despoluir o setor de transporte brasileiro assume sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado, promovendo uma série de ações para atingir sua finalidade, destaca ele.
Em 1986, a CNT em parceria coma Petrobras, lançou um projeto que foi precursor do Despoluir e que ajudou o transportador a economizar o consumo de óleo diesel, em alguns casos de até 13% e aumentar a sua competitividade. Aquele programa contribuiu para a redução da poluição do ar. De acordo com a CNT só em 2006, esse trabalho de controle evitou a emissão de mais de 300 mil toneladas de C02. Fonte: juraci perboni/imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post