Exame do sono: Abramet pede prazo para exames

  1. Início
  2. Notícias
  3. Exame do sono: Abramet pede prazo para exames

Exame do sono: Abramet pede prazo para exames

São Paulo, 10.3.07 – A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) pediu ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) um adiamento por 60 dias das novas normas para exames de saúde de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Pela Resolução 267 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), todos os motoristas passarão por avaliações cardiológicas, auditivas, neurológicas e oftalmológicas, além de preencherem um questionário antes de tirar a carteira. Motoristas profissionais, que necessitam de habilitação das categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta) terão de passar, também, por uma avaliação de distúrbios de sono.
Segundo o Denatran, as regras já estão em vigor. Todos os processos devem ter o questionário preenchido e os exames discriminados.
– Em dois meses, conseguiremos instruir os 8 mil médicos que realizam as perícias. Os próprios Detrans vão necessitar de tempo para se adaptar – disse Flávio Adura, presidente da Abramet.
Adura afirmou que as normas não acarretarão mais custos. Existem, no país, 1,5 mil locais que realizam o exame de polissonografia, que serve para medir a sonolência. Onde ele não existe, o médico poderá conceder a CNH temporária. Na rede privada, o custo varia de R$ 300 a R$ 900.
Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe este post