São José, 18.3.08 – Prefeitura de São José, governo do Estado e empresas privadas assinam nesta terça-feira o termo de cooperação para a construção do Porto TurÃstico Internacional de Santa Catarina.
De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Ernesto São Thiago, o local definido para instalação da estrutura foi o distrito de Barreiros, em São José, na Grande Florianópolis.
A decisão foi motivada pela proximidade da área escolhida para a construção com a BR-101, o que vai facilitar o acesso por terra à estrutura. A expectativa é que até 27 mil pessoas visitem o porto diariamente.
? Pretendemos entregar o porto antes do inÃcio da Copa de 2014, já que, independentemente da Capital sediar ou não os jogos do torneio, muitos turistas virão para o Estado ? explica.
Para o administrador, a presença dos navios transatlânticos vai contribuir diretamente para o desenvolvimento do mercado de produtos hortifrutigranjeiros na região da Grande Florianópolis e das empresas do setor moveleiro do Estado, já que as embarcações têm grande demanda por produtos e serviços destes setores.
? O Porto Internacional de Santa Catarina vai promover o embarque e desembarque alfandegário, fazendo com que os turistas fiquem mais tempo aqui ? ressalta São Thiago.
EstatÃsticas feitas no porto de Lisboa, em Portugal, apontaram que o gasto médio de um visitante em trânsito é de cerca de US$ 150 por dia. No caso dos portos alfandegários, onde o perÃodo de permanência do turista é maior, o gasto chega da US$ 550.
O projeto vai ampliar consideravelmente a possibilidade da atracação de navios transatlânticos no paÃs. A iniciativa prevê ainda a construção de um estaleiro, para a manutenção de embarcações de grande porte, o que deve movimentar o setor industrial no Estado e gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
Fonte: CBN/DIÃRIO