Lages, 29.5.08 – Menos de 19 meses após o inÃcio das obras, a BR-282 está asfaltada entre Lages, São José do Cerrito e Campos Novos, ligando a Serra ao Meio-Oeste. A empresa ARG atingiu um marco histórico para as obras, que foram iniciadas em novembro de 2006 : concluiu a camada asfáltica em todo o trecho, o chamado Concreto Betuminoso Unsinado a Quente (CBUQ).
Segundo o engenheiro Gervasio Marcinichen, supervisor do DNIT e da obra, com isso, fica faltando apenas a colocação da Camada Porosa de Atrito (CPA), uma camada extra, que evita que a água da chuva permaneça sobre o asfalto.
Essa CPA já foi colocada em 46 quilômetros, restando outros 26 para receber o tratamento diferenciado, no trecho de 72 quilômetros entre São José do Cerrito e o trevo com a BR-470.
De acordo com Marcinichen, o asfalto igual ao de outras rodovias foi concluÃdo sábado. O engenheiro do DNIT disse que, agora, além da parte final de CPA, a empresa ARG cuida das chamadas obras complementares que incluem calhas, cercas e outras melhorias que repercutem na durabilidade do asfalto.
Ponte do Rio Canoas atrasou os trabalhos
A obra poderia ter saÃdo mais rápido. É que o problema na ponte sobre o Rio Canoas atrasou. O lado positivo do imprevisto é que o trecho ficou com uma ponte praticamente nova, medindo 250 metros de extensão.
O trabalho de finalização ao longo da BR-282 ainda demora uns 90 dias. Há atividades complexas que requerem ações mais demoradas, como a troca de cercas para evitar que animais deixem as propriedades e invadam à pista.
Fonte: Diário Catarinense