BrasÃlia, 20.04.04 – Sono e fadiga foram apontados como as principais causas de acidentes ocorridos com motoristas de caminhão, sendo que de cada 100 acidentes, 76 são causados devido ao cansaço do motorista. O dado é resultado do programa Transportando com Segurança, realizado pela Unilever, em parceria com a Unicapital e a Pamcary, que envolveu 100 transportadoras e mais de 1,2 mil motoristas.
Trata-se de um programa de prevenção de acidentes que aconteceu no segundo semestre do ano passado nos Centros de Distribuição da Unilever em SãoPaulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Salvador, Recife, Fortaleza e Paraná. Os motoristas passaram por avaliações fÃsicas, palestras e receberammaterial com informações sobre como prevenir acidentes e cuidados que devem ser tomados ao volante.
Com base no resultado do projeto Transportando com Segurança, a Unilever desenvolveu um amplo programa de prevenção de acidentes, tendo como alvo principal os motoristas. Foram adotadas medidas como orientação sobre direção e sobre as estradas antes da viagem, além de dicas e instruções de saúde. Com as medidas adotadas, a empresa conseguiu reduzir de 8 para 2,8 o número de acidentes a cada 10 mil viagens.
Atuação – No Brasil desde 1929, a Unilever atua no mercado através de três divisões operacionais: Higiene e Beleza, Alimentos e Sorvetes. Com 14 plantas fabris localizadas nos estados de São Paulo, Goiânia, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 13,5 mil colaboradores, é detentora de marcas lÃderes como Omo, Dove, Lux, Hellmanns, Lipton, Kibon, Arisco e KnorrCica e encerrou o ano de 2003 com um faturamento de R$ 8,1 bilhões.
Fonte: Canal do Transporte