Belo Horizonte,19.7.04 – Competir é preciso. Uma realidade que não se pode ser ignorada. Só que a concorrência está se tornando cada vez mais difÃcil, especialmente entre as empresas que estão competindo no mercado externo e não têm profissionais qualificados para atuar na área de logÃstica.
Especialistas afirmam que precisam ser realizadas urgentemente investimentos na capacitação desses profissionais para que os lucros dos negócios não sejam perdidos por erros cometidos no processo de avaliação de custos com logÃstica, que podem acarretar perdas na competição de mercado, principalmente na área externa.
“A logÃstica é uma fato tão novo no Brasil que, na maioria do casos, as dificuldades têm surgido por pura falta de experiência das pessoas”, explica Éberton Ricardo Gomes, especialista em comércio exterior e um dos instrutores do curso de pós-graduação de Gestão da LogÃstica do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec). Na sua avaliação, as empresas devem começar a investir na formação de seus profissionais para obter sucesso mas, por outro lado, o funcionário também deve demonstrar interesse de se capacitar nesta área, caso contrário os investimentos não terão resultados esperados.
Pode-se definir logÃstica como sendo a junção de quatro atividades básicas – aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que estas atividades funcionem, é necessário que o planejamento logÃstico – de materiais ou processos – esteja intimamente relacionado com as funções de manufatura e marketing. “É preciso atentar para a definição correta de termo logÃstica e sua aplicação como diferencial competitivo em qualquer tipo de segmento”, ressalta.
Fonte.: Diário do Comércio
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