Florianópolis, 15.7.05 – A diretoria da Fetrancesc, reunida ontem em Florianópolis, decidiu se manifestar contra o projeto de concessão e de modelagem de pedágio que o Governo Federal pretende licitar já em setembro para oito trechos rodoviários no Brasil, entre os quais um na BR-101 ?Norte catarinense e outro na BR-116, na região de Mafra. Esse modelo, definido pelo ministério dos Transportes, vai gerar custos elevados para os usuários da rodovia, em especial ao setor de transporte. Além do alto valor da tarifa, se baseado no atual sistema, outro problema são as praças de pedágio a cada 60 ou 80 quilômetros. O presidente da entidade, Pedro Lopes, disse que serão estudadas medidas para evitar que essa concessão seja realizada, da forma como está prevista. Ontem, o Tribunal de Conta da União suspendeu o processo de lançamento do edital de licitação até que o Governo responda em quanto deve ficar o valor do pedágio nesses trechos.
No encontro, os diretores da Fetrancesc trataram ainda do planejamento para a gestão 2005 e 2008. Uma das propostas apresentadas foi o estudo para a criação de um Sistema Fetrancesc de Gestão de BenefÃcios e Convênios. Será um cartão de crédito que as empresas poderão disponibilizar a seus funcionários para compras numa rede credenciada com mais de cinco mil pontos, desde supermercado, farmácias até lojas de vestuário e eletro-eletrônicos. O empregado poderá usar mensalmente uma parcela de seu salário, que estará creditada no cartão e o valor é descontado na folha de pagamento. As vantagens apontadas pelo estudo é que ajuda a elevar auto-estima do funcionário por ter o benefÃcio, sem a necessidade de pedir o ?Vale?; saber quanto dispõe antes de comprar e não ter cobrança de juros como ocorre, muitas vezes, com os cartões de crédito tradicionais. E também para a empresa significa menos custos com papel e com atendimento especÃfico. O cartão também será usado para o abastecimento e outras despesas dos motoristas, durante a viagem, favorecendo o controle da frota. E caso no caminho, por algum motivo, o motorista fique sem nenhum valor, poderá acionar aempresa para que disponibilize na hora mais crédito. O modelo apresentado ontem terá ainda outros debates com as diretorias dos sindicatos e com as próprias empresas.
Os diretores da Fetrancesc definiram que vai ser feito um estudo profundo sobre os reflexos que a carga tributária tem sobre o transporte rodoviário de carga. Lopes, na ocasião também anunciou os nomes indicados para ocupar as vice-presidências regionais da Federação criadas pelo novo Estatuto. O empresário Edir Félix de Marco será o vice-presidente da regional de Chapecó, o presidente do Setplan, Osvaldo Piloni, será da regional de Lages e Algemiro Manique Barreto Filho será o vice da regional de Criciúma. O presidnete afirmou ainda que a implantação da Transpocred merecerá um esforço de todos os diretores, pois é um dos projetos de maior importância para o desenvolvimento do setor.
No encontro o vice-presidente da Federação, Clodomir Ribeiro Alves fez uma exposição sobre a sua participação no 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado pelo Ministério dos Transportes, dia 5 e 6 de julho de 2005 em BrasÃlia. Ele representou Lopes, como debatedor no painel sobre Redução dos Custos Operacionais. Defendeu que os governos Federal, Estadual e Municipais têm responsabilidade na diminuição dos gastos do setor, a partir da melhoria na infra-estrutura e na carga tributária. Ribeiro Alves ressaltou que o setor fez os cortes e ajustes necessários, agora faltam os governos fazerem a sua parte com a melhoria na malha rodoviária que gera menor gasto no consumo de diesel e na manutenção; diminuir a carga tributária; garantir incentivos fiscais na compra de caminhões novos, para que a frota com mais de 18 anos possa ser renovada e diminuir os juros e aumentar a prazo de financiamento dos caminhões.
O vice-presidente, Alex Breier e o diretor da Federação, Osmar Labes. Que estiveram em Bento Gonçalves, na Transpo-Sul falaram das novidades para o setor e sobre as propostas defendidas pelos transportadores. Labes disse que aproveitaram a presença do governador gaúcho, Germano Reduto, para pedir a ele uma solução na cobrança da diferença de ICMS de alguns produtos, quando os caminhões entram do Estado e são obrigados a recolherr 5% de ICMS de diferença de alÃquota. O problema está quando o motorista chega depois do expediente bancário e não consegue pagar esse valor e é obrigado, muitas vezes, a permanecer durante todo o fim de semana. Labes aproveitou ainda para divulgar a realização da Expo-Transcom, entre os dias 10 e 16 de novembro, em Blumenau.
E para finalizar o encontro, a diretoria definiu o calendário das reuniões de suas reuniões as do Conselho de Representantes. Os diretores reúnem-se na última sexta-feira do mês e a reunião do Conselho será a cada 45 dias, na segunda sexta-feira do mês. Fonte: Imprensa Fetrancesc
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