Joinville/ItajaÃ, 21.7.05 – A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu em flagrante Divanei Lopes, 32 anos, apontado como chefe de quadrilha especializada em assaltos e roubos de cigarros. Ele foi detido na manhã de ontem, no bairro Nova BrasÃlia, em Joinville, Norte do Estado. A mulher de Lopes, Viviane de Jesus Ferreira, 29, e o receptador da carga, LuÃs Longarete (ex-vendedor da Souza Cruz), 45, também foram presos em flagrante com carga avaliada em R$ 30 mil. Os presos foram levados para a sede da Deic em Florianópolis.
As últimas vÃtimas do trio foram Paulo Duarte, de 20 anos, e Robson Raimundo, 27, surpreendidos por volta de 9h30 de ontem. Eles estavam na esquina da Quinta Avenida, em Balneário Camboriú, fazendo entrega de cigarros quando foram rendidos. Foram obrigados a seguir com os bandidos até a localidade de Porto Escalvados, na BR-470, em Navegantes. Neste local, os assaltantes fizeram os funcionários tirarem a carga do veÃculo. Em seguida, um carro estacionou e transferiu a mercadoria. Quando descarregariam a carga em Joinville, foram presos.
Assaltos a carros da Souza Cruz acontecem em todo o Estado há algum tempo. Normalmente, um veÃculo é interceptado por outro carro. Um homem rende os funcionários da Souza Cruz e os leva a uma estrada sem movimento. Um caminhão se aproxima e é feita a baldeação da carga. No inÃcio deste ano, equipe da Deic, liderada pelo delegado Rodrigo Green, descobriu que a central da quadrilha era em Joinville e que Lopes era um dos chefes. Mas a idéia era saber qual a procedência da carga e localizar o receptador.
Há uma semana, a polÃcia chegou ao endereço no bairro Nova BrasÃlia e fez campana. Ontem de manhã, depois de assalto em Balneário Camboriú, o trio chegou na casa. Foi detido em flagrante, com um caminhão Mercedes 608 (placas AHT-0449, Araquari), que carregava o roubo. Na residência, havia mais caixas de cigarros, possivelmente provenientes de assalto cometido no inÃcio do mês, em Massaranduba. Na ocasião, 200 pacotes de cigarro foram roubados. Além do cigarro, foi encontrada uma pistola. O produto apreendido foi encaminhado para Florianópolis, com os três. Lopes nega que seja chefe de quadrilha e afirmou que pegou o caminhão no trevo da BR-101, próximo ao bairro Nova BrasÃlia. “Eu iria ganhar um dinheiro só para trazer a mercadoria até aqui”, declarou. Longarete afirmou que esta foi a segunda vez que recebia cigarros. Viviane também nega qualquer envolvimento.
Compartilhe este post