A infra-estrutura que o Sul e o Brasil precisam*

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A infra-estrutura que o Sul e o Brasil precisam*

Porto Alegre, 12.8.08 – O Brasil precisa priorizar o investimento em infra-estrutura, ou muito mais cedo do que se espera enfrentaremos o caos econômico. As más condições das rodovias são, sem dúvida, o caso mais grave, mas a infra-estrutura nacional de transporte também é péssima nos outros modais.
O otimismo de muitos quanto ao futuro do país, infelizmente, não encontra eco entre os transportadores, pois trafegamos em estradas deploráveis, operamos em portos e aeroportos sobrecarregados e continuamos a esperar por uma política séria, exeqüível e real para o vasto potencial hidroviários de que dispomos, uma situação que não é ?privilégio? apenas do Sul, mas de todo o Brasil.
O Plano CNT de Logística elaborado pela Confederação Nacional do Transporte reúne propostas de projetos e estimativas de investimentos para dotar o Brasil da infra-estrutura adequada às reais necessidades da cadeia produtiva e da sociedade. Na próxima quarta-feira (13), a CNT irá apresenta-lo na Assembléia Legislativa gaúcha com a realização do ?Seminário Regional Sul do Plano CNT de Logística?. O evento quer mobilizar a sociedade em torno das principais questões de infra-estrutura e logística do transporte, propondo projetos que potencializem o desenvolvimento regional.
O Plano propõe, para a região Sul, 108 projetos, cujos investimentos para implementação são estimados em um valor mínimo de R$ 35,17 bilhões. O número total de projetos, dentre construção e adequação, por tipo de infra-estrutura está assim distribuído: 45 projetos em rodovias, 14 de ferrovias, 13 no modal hidroviário, seis em aeroportos, 17 terminais intermodais e 13 projetos em portos.
Para Santa Catarina, o estudo aponta a necessidade de investimento de pelo menos R$ 8,96 bilhões em 31 projetos, dentre os quais podemos destacar intervenções na BR-282, duplicação da BR-470 e BR-280, além da ampliação da área portuária e do terminal intermodal do porto de Imbituba.
A razão principal do evento em Porto Alegre é ouvir a região para que o Plano CNT de Logística seja acrescido, aperfeiçoado, modificado de forma a atender mais plenamente as demandas que o Sul do Brasil reclama.
Pedro Lopes – Presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (FETRANCESC)

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