Recife, 10.10.08 – Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes, necessidade de investimento em infra-estrutura é da ordem de R$ 280 bilhões, dos quais R$ 72,2 bilhões deveriam ficar no Nordeste.
A falta de infra-estrutura em transporte pode contribuir para impactar a economia e resultar em perda de competitividade do PaÃs, segundo o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista. Ontem, ele apresentou o Plano CNT de LogÃstica que indica que a infra-estrutura de transporte deveria receber investimentos da ordem de R$ 280 bilhões em todo o PaÃs, sendo que R$ 72,2 bilhões deveriam ser empregados no Nordeste e R$ 9,9 bilhões em Pernambuco.
?A idéia do plano é mostrar projetos de uma rede ideal de transporte, porque o problema do Brasil hoje é a infra-estrutura que é insuficiente e inadequada. O reflexo desse cenário é imediato, traz mais custo para o setor produtivo e todos nós pagamos por isso?, afirmou Batista.
Na opinião dele, o PaÃs já está perdendo competitividade com relação aos outros paÃses do BRIC (grupo integrado por Brasil, Rússia, Ãndia e China). Esses paÃses concorrem com o Brasil na atração de empreendimentos da iniciativa privada e quanto melhor a qualidade da infra-estrutura de transporte, mais barato fica para as empresas chegarem aos seus consumidores finais.
O levantamento feito pela CNT mostra que é necessário um volume de investimento maior no setor de transporte do que o que está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que prevê interferências no valor de R$ 58 bilhões para todo o PaÃs.
?Até hoje, não sabemos quanto foi o real investimento do PAC na infra-estrutura do PaÃs?, lamentou o presidente da Associação Brasileira de Transporte e Cargas (ABTC), Newton Gibson.
Local
Entre os empreendimentos citados como necessários pelo Plano CNT de LogÃstica estão: a ampliação dos aeroportos do Recife, de Petrolina e do seu terminal de carga, a implantação da Transnordestina, a construção de 30 quilômetros de metrô, a recuperação da Linha Sul ? trecho ferroviário que fazia a ligação do Nordeste com o Sudeste -, ampliação do terminal hidroviário de Petrolina, ampliação das áreas portuárias do Porto do Recife e de Suape. Esses empreendimentos têm um custo estimado em R$ 9,9 bilhões.
A discussão sobre a necessidade de investir na infra-estrutura de transporte ocorreu ontem no IX Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga, promovido pela Associação Brasileira de LogÃstica e Transporte de Carga (ABTC). O evento continua hoje, com várias palestras no Mar Hotel, em Boa Viagem. O evento vai reunir 1,3 mil profissionais do setor.
Fonte: Jornal do Commercio/PE