Florianópolis, 12.11.03 – O Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT) colocou em funcionamento a balança de Garuva, Norte do Estado, divisa com o Paraná, e está na fase de recuperação do acesso para a de Itapema. Após seis meses sem pesagem e vencidas as burocracias para licitação, o trecho da BR-101 Norte volta a ter controle sobre o excesso de carga em caminhões que trafegam na rodovia. Somente em 2003, a PolÃcia Rodoviária Federal (PRF) aplicou 50 multas para excesso de cargas no trecho Norte e 110, no Sul, em 2003. Em apenas 13 dias de funcionamento, os fiscais de Garuva têm notificado uma média de 20 a 30 caminhoneiros por dia.
O excesso de cargas é uma das principais causas para a deterioração e comprometimento da rodovia. Se o caminhão tiver 10% acima do peso previsto, compromete em 80% a vida útil do pavimento. Embora o DNIT não tenha o valor do custo da recuperação dos dois postos, em Itapema, a recuperação do asfalto do acesso e estacionamento é estimada em aproximadamente R$ 250 mil.
Os postos de pesagem utilizam duas balanças: uma dinâmica e outra estática. O software utilizado para a medição dinâmica, onde o caminhão apenas reduz a velocidade e passa sobre a balança, precisou de reparos tanto em Itapema, quanto em Garuva. Desenvolvido pela Siemens em parceria com o antigo DNER, para solucionar o problema das filas de caminhões de soja nos postos de pesagem, a balança dinâmica utiliza células de carga, que medem o peso do conjunto. Caso ela acuse excesso de carga, então os fiscais fazem a medição estática, onde é medido eixo por eixo.
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