Joinville, 7.11.08 – A VeÃculos Stein Ltda., de Joinville, cedeu o veÃculo (cavalo mecânico) para o inÃcio das atividades do Projeto Escola – Aperfeiçoamento Profissional de Operadores de Transportes de Cargas (APOTC), do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Joinville (Setracajo). A expectativa é que a primeira turma da escola para motoristas comece no dia 10 de novembro.
O veÃculo, modelo 2009, chegou em Joinville no dia 20 de outubro para ser utilizado nos testes práticos. A princÃpio, a cessão do veÃculo será pelo prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado até que seja definida a doação ou aquisição de um veÃculo para a escola. O semi-reboque será cedido por empresa associada ao sindicato.
Lançado em junho deste ano, o Projeto Escola ? APOTC tem como objetivo aperfeiçoar profissionais para atuar no segmento de transporte de carga. Conforme pesquisas realizadas por entidades do setor, 90% dos profissionais não sabem tirar o melhor proveito dos avanços tecnológicos nos caminhões; e 60% dos recursos disponÃveis dos veÃculos são desperdiçados por uso inadequado ou falta de conhecimento.
A Escola
– A escola para motoristas vai funcionar na própria sede do sindicato.
– O curso terá duração de cinco dias, das 8 à s 17 horas, com carga horária total de 50 horas.
– A estimativa é formar três turmas por mês, cada turma com 15 alunos.
– O curso vai abordar relacionamento interpessoal; motivação no trabalho; saúde do motorista; direção defensiva; legislação de trânsito; legislação do transporte de cargas x seguros; responsabilidade civil e penal; meio ambiente; conceitos de mecânica (inspeção diária); direção econômica (resistências, técnicas de operações e consumo de combustÃvel); e prática de direção.
– Os alunos terão aula com três instrutores; um abordará relações humanas e comportamentais e saúde do motorista; um tratará da parte de legislação; e o terceiro instrutor vai abordar a parte técnica, direção econômica e mecânica básica.
– A prática de direção será realizada em trajeto de 30 a 35 quilômetros. Serão duas práticas, uma no inÃcio e outra no final do curso. A prática de direção é individual.
– Serão realizados cursos para as categorias extra-pesado, médio e leve, conforme demanda das empresas.
– Serão fornecidos à s empresas participantes relatórios avaliativos e Ãndice de aproveitamento e satisfação.
– Após o treinamento, o motorista poderá ser acompanhado por 90 dias, ficando a empresa responsável de providenciar as informações necessárias (média do veÃculo, peso transportado, trajeto por viagem ou por mês e atitudes comportamentais a serem trabalhadas), conforme grade curricular.
– A reciclagem poderá ser feita de acordo com a necessidade da organização.
Fonte: imprensa Setracajo