Stein cede veículo para escola de motoristas do Setracajo

  1. Início
  2. Notícias
  3. Stein cede veículo para escola de motoristas do Setracajo

Stein cede veículo para escola de motoristas do Setracajo

Joinville, 7.11.08 – A Veículos Stein Ltda., de Joinville, cedeu o veículo (cavalo mecânico) para o início das atividades do Projeto Escola – Aperfeiçoamento Profissional de Operadores de Transportes de Cargas (APOTC), do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Joinville (Setracajo). A expectativa é que a primeira turma da escola para motoristas comece no dia 10 de novembro.
O veículo, modelo 2009, chegou em Joinville no dia 20 de outubro para ser utilizado nos testes práticos. A princípio, a cessão do veículo será pelo prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado até que seja definida a doação ou aquisição de um veículo para a escola. O semi-reboque será cedido por empresa associada ao sindicato.
Lançado em junho deste ano, o Projeto Escola ? APOTC tem como objetivo aperfeiçoar profissionais para atuar no segmento de transporte de carga. Conforme pesquisas realizadas por entidades do setor, 90% dos profissionais não sabem tirar o melhor proveito dos avanços tecnológicos nos caminhões; e 60% dos recursos disponíveis dos veículos são desperdiçados por uso inadequado ou falta de conhecimento.

A Escola

– A escola para motoristas vai funcionar na própria sede do sindicato.
– O curso terá duração de cinco dias, das 8 às 17 horas, com carga horária total de 50 horas.
– A estimativa é formar três turmas por mês, cada turma com 15 alunos.
– O curso vai abordar relacionamento interpessoal; motivação no trabalho; saúde do motorista; direção defensiva; legislação de trânsito; legislação do transporte de cargas x seguros; responsabilidade civil e penal; meio ambiente; conceitos de mecânica (inspeção diária); direção econômica (resistências, técnicas de operações e consumo de combustível); e prática de direção.
– Os alunos terão aula com três instrutores; um abordará relações humanas e comportamentais e saúde do motorista; um tratará da parte de legislação; e o terceiro instrutor vai abordar a parte técnica, direção econômica e mecânica básica.
– A prática de direção será realizada em trajeto de 30 a 35 quilômetros. Serão duas práticas, uma no início e outra no final do curso. A prática de direção é individual.
– Serão realizados cursos para as categorias extra-pesado, médio e leve, conforme demanda das empresas.
– Serão fornecidos às empresas participantes relatórios avaliativos e índice de aproveitamento e satisfação.
– Após o treinamento, o motorista poderá ser acompanhado por 90 dias, ficando a empresa responsável de providenciar as informações necessárias (média do veículo, peso transportado, trajeto por viagem ou por mês e atitudes comportamentais a serem trabalhadas), conforme grade curricular.
– A reciclagem poderá ser feita de acordo com a necessidade da organização.
Fonte: imprensa Setracajo

Compartilhe este post