BrasÃlia, 14.2.08 – A Seção de Cargas e de Autônomos da CNT aprovou, ontem, durante encontro em BrasÃlia, a proposta para a jornada do motorista de caminhão apresentada pelas Federações de Transporte de Carga do Sul e do Amazonas, Autônomos e Sindicatos. Agora, a proposta será encaminhada ao ministro da Justiça Tarso Genro. O documento foi elaborado na sexta-feira, 8 de fevereiro, em Porto Alegre, durante reunião dos representantes das entidades que discutiram a decisão da justiça do Mato Grosso de limitar em 8 horas o dia de trabalho do condutor de caminhões.
O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, presente também no encontro na Capital Federal, disse que as federações decidiram cumprir as 44 horas semanais e que ficará para a sociedade avaliar as consequência desse limite. No documento também foram apresentadas sugestões à alteração do Código de Trânsito Brasileiro que o Ministério da Justiça pretende encaminhar ao Congresso Nacional. Até o dia 3 de março receberá sugestões das partes interessadas. Nessa mudança, além de penas mais duras para os acidentes de trânsito, está tambéma definição do tempo de descanso a cada perÃodo de direção do motorista de caminhões e ônibus e o total em repouso no perÃodo de 24 horas.
Para opinar e fazer sugestões à proposta do ministério da Justiçaos é preciso acessar o endereço da internet http://www.mj.gov.br e procurar o link Código de Trânsito Brasileiro – Consulta Pública CTB. Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post