Florianópolis, 21.2.08 – As sete praças de pedágios previstas para serem instaladas em rodovias federais que cortam Santa Catarina devem começar a funcionar no dia 15 de agosto deste ano.
A previsão é do superintendente de exploração de infra-estrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Amarildo Floriani.
O valor do pedágio nos quatro postos de cobrança que serão instalados na BR-101 e nos outros três na BR-116 é estimado em, no máximo, R$ 1,10. O valor é baseado no Ãndice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro de 2007 e deverá ser corrigido quando a cobrança for iniciada.
De acordo com Amarildo, o preço é determinado a partir da relação dos custos e investimentos na manutenção das rodovias e o volume de tráfego.
Uma das praças de pedágio será erguida em Palhoça, na Grande Florianópolis. Mesmo quem for para o Sul, cujo trajeto ainda será em pista simples quando for implantado o pedágio, vai precisar pagar para trafegar em uma pista não-duplicada e esburacada.
O superintendente afirma que o local da praça de Palhoça ainda não está definida. O edital de concessão permite a instalação de praças de pedágio em pontos estratégicos para impedir que os motoristas busquem vias alternativas, no perÃmetro urbano das cidades, com o intuito de não pagar a tarifa.
Fonte: CBN/DIÃRIO