Florianópolis 15.5.08 – O presidente da Federação de Transporte de Cargas e de LogÃstica no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes esteve reunido com o secretário da Fazenda, Sérgio Alves, para falar sobre o projeto Conhecimento de Transporte Eletrônico – CTe. Lopes também aproveitou para solicitar a liberação da verba de R$ 1 milhão para a construção do acesso ao Sest Senat de Criciúma. Esse recurso já havia sido prometido pelo Governo Estadual e agora só falta a liberação do secretário.
O CTe trará ao setor de transportes benefÃcios semelhantes ao da Nota Fiscal. Segundo o diretor de Administração Tributária, Almir Gorges, que também participou da reunião, o projeto está bem adiantado e deverá entrar em operação ainda este ano. O Conhecimento eletrônico é um documento padrão que os transportadores de cargas deverão emitir antes de iniciar seu percurso e portar durante toda a viagem para a fiscalização. No momento da emissão, o CTe é transmitido instantaneamente para a Fazenda.
Atualmente o documento é feito em pelo menos duas vias em papel, e a empresa deve arquivar os originais por cinco anos. Com o documento eletrônico, os transportadores irão ganhar tempo na liberação das cargas durante a fiscalização de trânsito, reduzir o volume de papel armazenado e os custos da emissão e prestação de informações ao fisco. Fonte: imprensa Sec da Fazenda/Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post