Temporada de alto risco na 101 Sul

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Temporada de alto risco na 101 Sul

Criciúma, 12.1.06 – As obras de duplicação do trecho Sul da BR-101 não combinam com um fluxo diário de quase 40 mil veículos durante a temporada de Verão. Mas essa é uma combinação inevitável. Resta ao motorista exercitar a paciência e a prudência no trânsito perigoso da rodovia federal. É a melhor maneira de garantir uma viagem segura e umas férias tranqüilas, sem prejuízos.
De acordo com o chefe da 2ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sediada em Tubarão, Vágner da Rosa, 80% dos acidentes são causados por falta de atenção ou alguma imprudência. E o que mais se evidencia nesse início de temporada é a pressa dos motoristas de carros de passeio, ávidos pelos prazeres do Litoral.
– É um negócio fenomenal. Parece que está todo mundo atrasado para chegar. Basta a pista estar interrompida para o motorista procurar um desvio, ao invés de esperar cinco ou 10 minutos – explica
A pressa leva a duas imprudências: excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas. Para complicar a situação, o enorme fluxo de veículos exige reformas na atual pista, como a que está prevista para iniciar hoje, no trecho entre o trevo de acesso a Laguna e a cabeceira da ponte de Cabeçudas.
As obras de duplicação avançam e as empreiteiras começam a realizar desvios para o atual traçado. O primeiro está localizado no quilômetro 364, em Sangão, e esta semana foi aberto o segundo, no quilômetro 377, no trecho de acostamento nivelado, em Içara. Um terceiro desvio, no trevo de acesso a Esplanada e Morro da Fumaça, deverá ser aberto nos próximos dias.
Para completar os riscos, Rosa cita o grande número de caminhões que trafegam na rodovia devido às obras de duplicação:
– O movimento de caminhões nas ruas marginais é preocupante – completa.

Mercosul em trânsito
As crianças devem estar sempre no banco traseiro. Bebês de colo devem viajar em cadeiras especiais.
Los niños deben permanecer siempre en el asiento trasero. Bebês deben viajar en asientos especiales.
Se tiver sono, pare.
Se siente sueño, pare.
Se beber, não dirija.
Si bebe, no dirija.
Durante a noite, redobre a atenção no trânsito. O cansaço e o stress de um dia de viagem alteram nossa percepção.
Durante la noche, intensifique la atención en el tránsito. El cansacio y el estrés de un dia de viaje alteram nuestra percepción
Use sempre farol baixo ao cruzar com veículos.
Use siempre las luces bajas al cruzar vehículos.
Mantenha sempre uma distância segura do carro à sua frente.
Mantenga una distancia segura com el automovil que está adelante.
Em caso de acidente com vítima, não retire o carro do lugar. Sinalize o local e informe a Polícia Rodoviária Federal.
En caso de accidente com víctima, no retire el vehículo del lugar. Señalice el local e informe a la Policia
Preserve o meio ambiente e não jogue lixo nas ruas, estradas e avenida. Lembre que o lixo que você joga pela janela pode atingir o carro que segue atrás.
Preserve el médio ambiente. no arroje basura en las calles y carreteras. Acuerdese que la basura tirada por la ventana puede chocarse contra el coche que sigue atrás
Só ultrapasse em segurança. Não ultrapasse em faixas dupla ou curvas.
Solamente ultrapase com seguridad. No ultrapasse en líneas dobles o en curvas.
Reduza a velocidade nos trajetos urbanos.
Reduzca la velocidad en los trayectos urbanos.
Fonte: Guia de Orientação ao Turista, do governo
do Estado de Santa Catarina

Não facilite

SAÍDA DE PISTA
Para evitar o choque contra um caminhão ou outro veículo, muitas vezes o motorista é obrigado a utilizar o acostamento. Além dos riscos naturais desta manobra, as obras na BR-101 e o estado precário do acostamento mesmo onde não há máquinas ampliam o perigo de um acidente, como uma capotagem.
Como evitar: ultrapasse somente quando tiver a certeza de que a manobra é totalmente segura. Apesar do interesse despertado pelo andamento da duplicação, mantenha-se atento ao que vem pela frente.
ENGAVETAMENTOS
Em razão das obras, dezenas de pontos da rodovia apresentam velocidade reduzida. No caso de quem viaja desatento ou costuma desrespeitar o limite máximo de 80 quilômetros por hora, a necessidade de frear repentinamente pode desencadear uma série de colisões (os engavetamentos).
Como evitar: respeite à risca a velocidade máxima indicada no trecho para não ter de frear repentinamente e reduza a velocidade paulatinamente ao se aproximar de regiões com obras mais pesadas.
COLISÕES COM CAMINHÕES
Para duplicar a estrada, caminhões a todo momento circulam pela rodovia transportando material pesado. Ao longo do percurso, existem pontos de entrada e saída de veículos – indicados por placas cor de laranja – onde o risco de uma colisão é maior.
Como evitar: observe atentamente as placas alaranjadas (cor usada exclusivamente para fazer alertas referentes às obras), respeite o limite de velocidade e só ultrapasse quando tiver certeza da segurança.

Motoristas cautelosos ensinam a ir e a voltar

O motorista de caminhão Everaldo Souza Alves, 30 anos, teme os condutores dos carros de passeio. Segundo Everaldo, eles não tem noção da dificuldade que é frear e parar um caminhão em um espaço inferior a 200 metros. Everaldo trafega de segunda a sexta-feira entre Araranguá e Terra de Areia (RS), com o caminhão carregado de lenha, e prefere dirigir na escuridão da madrugada para evitar os carros de passeio que triplicam na rodovia na época de Verão.

Acostumado a andar pelas estradas, ele arrisca uma defesa da BR:

– A BR-101 não mata ninguém. Quem mata é o próprio motorista que é imprudente. As falhas mecânicas causam poucos acidentes. Não sei de onde os turistas vêm, mas parece que eles caem de repente na BR, com muita pressa e nenhuma noção – afirma.

O representante comercial gaúcho Manoel Pedro Lima Silva, 56 anos, se considera um motorista prudente, e redobrou os cuidados devido as obras de duplicação da BR-101.

Antes de iniciar a viagem de ida com destino à praia da Pinheira, Manoel fez uma revisão mecânica no Peugeot 306. Pneus, freios, correia dentada foram alguns dos itens vistoriados. Durante o percurso, só fez ultrapassagens permitidas, ou seja, em locais não sinalizados com a faixa amarela contínua.

– Como sou representante comercial estou há tempo na estrada. A experiência ajuda – diz Manoel, que retornou a Porto Alegre e escolheu o início da manhã para pegar a estrada e evitar o tráfego mais intenso.

Gaúcho usa muita cautela na viagem a Garopaba

O corretor de seguros Clóvis Haeser, 55 anos, curtiu as férias em Garopaba e escolheu a BR-101 para retornar a Santa Cruz do Sul. A viagem de ida havia sido feita pela BR-116, via Lages.

Já em Criciúma, Clóvis fez um pequeno pit stop para alongar as pernas, beber água e ir ao banheiro. Nesse trecho de 200 quilômetros entre Garopaba e Criciúma, Clóvis não teve grandes dificuldades no tráfego:

– Mas a prudência deve existir sempre, principalmente onde o pessoal está trabalhando. Mas sempre tem aqueles caras que fazem ultrapassagem perigosa. Os caras tocam mesmo. Eu vou com calma e tenho o dia inteiro para chegar – relata.

O servidor público estadual gaúcho Rogério Jonson, 35 anos, não hesita em colocar o filho Guilherme, quatro anos, no banco traseiro, acompanhado da mulher, Vânia, quando está no trânsito. Foi assim também para percorrer os quase 450 quilômetros de viagem de Porto Alegre (RS) até a praia de Ibiraquera, em Imbituba.

Comerciante diz que mudou comportamento na estrada

Diante das obras de duplicação e há dois anos sem visitar o Litoral catarinense, Rogério temia problemas durante a viagem, tais como congestionamentos e filas intermináveis provocadas por acidentes ou trabalhos nas pistas.
– As obras estão bem sinalizadas. Mas, de qualquer forma, eu estou mais cauteloso. Tenho andado a 80 quilômetros por hora. Vim para chegar, pois na BR-101 todo cuidado é pouco -conta.
O comerciante Eliel Pinto Rodrigues, 23 anos, confessa ter mudado o comportamento na direção do veículo após o casamento e a chegada dos filhos.
Antes disso, cometia imprudências que hoje condena, tais como ultrapassagens em locais não permitidos e alta velocidade em trechos urbanos.
Residente em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e veranista em Balneário Arroio do Silva, Eliel está consciente da nova realidade da BR-101 em função das obras de duplicação:
– É preciso andar mais devagar, porque tem bastante gente imprudente. Por isso é preciso também se cuidar com os outros, pois a gente nunca sabe o que eles podem fazer – adverte Eliel, que também não dispensou uma revisão mecânica antes de retornar das férias em Santa Catarina para Caxias do Sul, via Serra do Pinto.

Fonte: Diário Catarinense

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